segunda-feira, abril 08, 2013

XI Engep: o futuro da Engenharia de O&G em Macaé

Um dos maiores eventos acadêmicos do país, XI Engep reúne cientistas, estudantes e profissionais da área

Macaé (RJ) - Entre 26 e 30 de agosto, o município de Macaé, no Rio de Janeiro, vai sediar mais uma vez um dos maiores eventos acadêmicos do País na área de Exploração e Produção de Petróleo. O XI Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (Engep) tem caráter técnico-científico e reúne cientistas, estudantes e profissionais da área em conferências, palestras, minicursos e outras atividades no Lenep (Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo. O objetivo é mostrar às comunidades acadêmicas e ao setor produtivo os mais recentes avanços, tendências tecnológicas e linhas de pesquisa da área de exploração e petróleo no mundo.

Organizado por alunos de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, professores do Lenep, ligado à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e pela Seção Macaé da SPE - Society of Petroleum Engineers, o evento conta com a parceria de grandes companhias do setor. A expectativa é de receber cerca de mil inscritos este ano e repetir a participação de empresas como Odebrecht, Petrobrás, Statoil, Schlumberger, Halliburton, OGX, British Petroleum, National Oilwell Varco, Baker Hughes, Expro, McDermott, Weatherford, Martin Blue e CGG Veritas e o apoio de órgãos públicos como CNPq e Faperj, entre outras.

Além de difundir os mais recentes avanços da indústria de petróleo, o Engep visa estreitar os laços entre universidade e indústria, estimulando a formação de recursos humanos capacitados para atuar no setor petrolífero. Participam do evento, cerca de 50 instituições de ensino de nível superior e técnico das mais diversas regiões do Brasil.

A programação oferece minicursos em diversas áreas, entre elas, Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poço, Geofísica, Geologia do Petróleo, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Gerenciamento de Projetos de Petróleo, Geoquímica de Reservatórios, Estimativas de Reservas, Fluidos de Perfuração e Refino. São promovidas também sessões diárias de Recursos Humanos, ministradas por reconhecidas empresas de Exploração e Produção de Petróleo; visitas técnicas à empresas do setor e mesas-redondas para discutir temas atuais como a exploração no Pré-sal, mercado de trabalho e novas perspectivas

Durante os cinco dias do Engep, será exposto em pôster uma seleção de trabalhos desenvolvidos em diversas universidades. Os melhores trabalhos acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de exploração e produção de petróleo serão premiados.

Da Redação

Nenhum comentário: