RIO DE JANEIRO, (Reuters) – As reservas recuperáveis do pré-sal brasileiro podem chegar a 35 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), disse nesta terça-feira um representante do Ministério de Minas e Energia.
“As descobertas do pré-sal já avaliadas sugerem que temos um volume de óleo recuperável que é mais que duas vezes as reservas provadas brasileiras. Ou seja, podemos triplicar nossas reservas apenas com os volumes já avaliados”, disse o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, durante um fórum sobre o setor de petróleo, no Rio de Janeiro.
O secretário disse ainda que o primeiro leilão de áreas para exploração de gás não convencional, também conhecido como gás de xisto, deve ocorrer em 30 e 31 de outubro.
No final de fevereiro o ministro Edison Lobão já havia confirmado a antecipação desta rodada, que inicialmente estava prevista para dezembro.
O Brasil detém reservas de gás não convencional, mas ainda não as explora com intensidade.
Almeida afirmou também que o primeiro leilão de áreas do pré-sal sob o novo regime, o de partilha da produção, que garante uma fatia maior de ganhos ao Estado, deve ocorrer em 28 de novembro.
(Por Rodrigo Viga Gaier, Texto de Gustavo Bonato)
Fonte: Thomson Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário