sexta-feira, março 22, 2013

Petrobras prepara novo concurso público e edital deve sair no segundo semestre

Trabalhar no setor de petróleo e gás também é o sonho de milhares de brasileiros que buscam uma chance de se tornar funcionários da Petrobras. A boa notícia é que a empresa já prepara um novo concurso que, provavelmente, será divulgado no segundo semestre deste ano.

O gerente de Gestão do Efetivo da companhia, Lairton Corrêa de Souza, explica que, até junho deste ano, 1.700 candidatos aprovados em seleções anteriores serão convocados.

— Cada área da companhia está estudando suas necessidades de pessoal. Tão logo isso fique pronto, teremos um concurso — explica.

Souza destaca que esse planejamento é necessário porque a empresa trabalha com a admissão de pessoal para projetos a longo prazo. Após a aprovação na seleção, os novatos recebem um treinamento específico que, no caso de um operador (nível técnico), dura cerca de 18 meses. Os engenheiros demoram de seis meses a um ano para aprender o que é preciso para concluir essa etapa de formação.

A dica do gerente é que o candidato também pense a longo prazo.

— Quem tem a expectativa de ingressar na Petrobras deve se preparar. O adequado é que, desde já, o candidato veja as provas e os editais anteriores para ter uma ideia do grau de dificuldade — orienta Souza, acrescentando que é preciso ter um planejamento de estudo para estar bem preparado e sair na frente: — Somos uma empresa muito admirada, especialmente pelos jovens, e há, em média, uma concorrência de cem pessoas por cada vaga.

Fique ligado no concurso 2013 da Petrobras

Cargos

O foco da empresa está voltado para as áreas de engenharia e técnica. Engenheiros de petróleo e equipamentos, por exemplo, são essenciais.

Salários

Técnicos de operação ou de manutenção, por exemplo, têm garantia de uma remuneração mínima de R$ 3.132,34. Engenheiros, geólogos e geofísicos (funções de nível superior) têm expectativa de ganho mínimo de R$ 7.444,71.

Provas

A seleção costuma ter uma prova objetiva, com questões gerais e específicas, além de uma redação.

Organizadora

Tradicionalmente, a Fundação Cesgranrio ou o Cespe/UnB organizam os concursos, que são nacionais.

Fonte: Jornal Extra por (Rhamany Santana Moreira)

Nenhum comentário: