terça-feira, novembro 13, 2012

EUA baterão Arábia Saudita como maior produtor de petróleo

Segundo a Agência Internacional de Energia, a América Latina se tornará exportadora de petróleo em 2030
 
Londres - Os Estados Unidos vão superar a Arábia Saudita como maior produtor mundial de petróleo até 2017, disse a agência ocidental de energia nesta segunda-feira, uma vez que um aumento na produção de petróleo e de gás de xisto empurra o país em direção à autossuficiência em energia.
A Agência Internacional de Energia (AIE), que aconselha as maiores nações industrializadas sobre política energética, deu as estimativas em seu relatório anual. Suas conclusões ficaram em contraste com o relatório de 2011, que previu a Arábia Saudita ainda como maior produtor até 2035.
“O desenvolvimento energético nos Estados Unidos é profundo e seu efeito será sentido bem além da América do Norte e do setor de energia”, disse a AIE.
“A recente recuperação na produção de petróleo e gás dos Estados Unidos, conduzida por tecnologias que estão desbloqueando fontes de petróleo e gás, está estimulando a atividade econômica , com menores custos e preços de eletricidade dando à indústria uma vantagem competitiva”, acrescentou.
A AIE disse prever uma queda contínua das importações norte-americanas de petróleo, com a América do Norte se tornando exportador líquido de petróleo por volta de 2030.
O economista-chefe da AIE, Fatih Birol, disse em coletiva de imprensa em Londres acreditar que os Estados Unidos podem ultrapassar a Rússia como o maior produtor de gás por uma margem significativa em 2015. Pouco depois, em 2017, os Estados Unidos se tornariam os maiores produtores de petróleo, disse ele.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: