sábado, novembro 10, 2012

Aker Solutions investe em programa de idiomas para qualificação de talentos

Mercado de trabalho sofre com a falta de profissionais qualificados em outros idiomas
 
Rio de Janeiro (RJ) - A norueguesa Aker Solutions está investindo em um programa de idiomas para qualificar todos os funcionários da empresa no Brasil em Inglês. A iniciativa está retendo talentos e capacitando os profissionais.
“Temos times internacionais, em diferentes localidades, com necessidade de troca de experiência. Além disso, nossos funcionários têm exposição internacional constante. Tudo isso faz com que queiramos melhorar a eficiência da comunicação e a cooperação entre os times”, explica Luciana Gazzoni, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Aker Solutions no Brasil.
Segundo a consultora linguística Silvana Cambi, o mercado de trabalho sofre com a falta de profissionais qualificados em outros idiomas, principalmente em Inglês.
“Nos últimos 10 anos o Brasil passou por um grande aquecimento da economia interna, muitas empresas multinacionais perceberam esse potencial e se instalaram no país. Porém, muitos profissionais não acompanharam esse desempenho e não foi possível suprir a demanda de profissionais com conhecimento do idioma”, avalia.
Para Silvana, se o mercado não tem mão de obra capacitada, a solução está nas empresas qualificarem os funcionários para atender a essa necessidade, assim como foi feito na multinacional. “O diferencial deste programa implantado pela Aker Solutions é o pioneirismo de oferecê-lo para todos os funcionários da empresa, do nível operacional/técnico ao nível de diretoria. Isso possibilita que todos tenham acesso a uma nova ferramenta que vai auxiliar a rotina de trabalho e motivar a equipe com um novo aprendizado”, explica.
De acordo com Jaqueline Castro, analista de logística da Aker Solutions, o programa vai ajudar no desenvolvimento e aprimoramento dos funcionários. “Já havia estudado Inglês no passado, mas fiquei bastante tempo afastada do idioma. Com as aulas estou aprimorando o meu conhecimento e me dedicando ao máximo para me tornar fluente na língua. Como trabalho no setor de suprimentos, sempre há a necessidade de me comunicar com fornecedores de vários países. Portanto, a fluência no idioma é extremamente importante”, comenta.
Para Maxton Gonçalves, inspetor de documentação da multinacional, a oportunidade de aprender outro idioma vai auxiliar na vida profissional e social. “Sentia falta do idioma na minha rotina de trabalho, pois muitas vezes precisava pedir a ajuda para algum colega para verificar algum procedimento ou norma que estava em Inglês. Com as aulas já consigo entender muitas coisas. Além disso, é um conhecimento que vou levar para toda a vida”, relatou.
No caso de Thayane Bento, do setor de compras da empresa, que já teve contato com o Inglês, a iniciativa está sendo uma oportunidade de exercitar o idioma e para aqueles que não têm conhecimento, a chance de aprender uma nova língua. “São raras as empresas que proporcionam um benefício como este, em que todos, sem exceção, têm a oportunidade de aprender, conhecer e praticar o idioma”, pondera.
O Programa English for all da Aker Solutions tem duração de 18 meses e o funcionário pode escolher uma das escolas credenciadas para o curso. De acordo Luciana, o programa é uma iniciativa pontual da Aker Solutions a fim de alavancar a competência do idioma Inglês nas operações do Brasil. “Oferecemos um subsídio de 90% no valor do curso para funcionários efetivos e estagiários. Também elaboramos um material didático específico voltado para a aprendizagem de expressões que são usais no setor óleo e gás”, esclarece.
Sobre o aprendizado de idiomas, Silvana é enfática ao dizer que só é possível atingir um bom nível de Inglês se a pessoa realmente se dedicar e estudar em casa. “Não adianta somente frequentar as aulas. Além da assiduidade, é preciso toda uma rotina de estudos para manter o contato com o idioma fora da sala de aula”, recomenda a consultora.
Redação

Nenhum comentário: