segunda-feira, agosto 06, 2012

Petrolíferas confirmam presença da IV PetroPuc

Evento reúne grandes empresas do setor de petróleo e gás para discutir os principais desafios do pré-sal no Brasil e recrutar os melhores candidatos para vagas de estágio e trainee

Rio de Janeiro (RJ) - A produção atual brasileira de petróleo está em dois milhões de barris diários. Com a descoberta do pré-sal, em 2007, as estimativas chegam a mais um milhão por dia até 2020. Somando todos os campos, a previsão da Petrobras é que o pré-sal possa chegar a 80 milhões de barris em produção total. Para atingir todas essas expectativas, é preciso investir em tecnologia, recursos humanos e infraestrutura. Esse investimento passa por toda a cadeia produtiva que faz parte da indústria do petróleo e revela ao mercado as excelentes oportunidades que se abrem para os profissionais que queiram atuar na área. Esse cenário, extremamente positivo e igualmente desafiador, será amplamente discutido no IV PetroPUC, de 20 a 24 de agosto, na PUC-Rio. Organizado pelo Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio, vinculado ao curso de Engenharia de Petróleo do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), o 3º melhor do país, o evento irá reunir profissionais, estudantes e diversas empresas do mercado de petróleo e gás.

Entre os diversos temas que serão expostos, o foco será debater de que forma o mercado se prepara para esta nova realidade, que exige desafios de engenharia de reservatórios, poços, unidades de produção flutuantes, submarinos e logísticos. O IV PetroPUC é patrocinado pela Petrobras, Baker Hughes, BP, Schlumberger, Chevron e Halliburton, importantes multinacionais do ramo de petróleo, além da Statoil, BG, OGX, que participam pela primeira vez esse ano. O evento contará com atividades como minicursos, palestras técnicas, mesa-redonda composta por ex-alunos da PUC-Rio que agora estão no mercado de trabalho e um estande de currículos, onde as empresas irão oferecer oportunidades de estágios e programas de trainees.

O PetroPUC começou em 2008 na PUC-Rio e chega esse ano à sua quarta edição. Anualmente, o evento reúne cerca de 600 estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas mais diversas áreas do setor de petróleo e gás.

Fonte: Redação com informações da assessoria de imprensa

Nenhum comentário: