quinta-feira, agosto 02, 2012

Macaé Offshore faz uma radiografia do setor naval brasileiro

Edição 65, que circula durante a NAVALSHORE 2012, traça um diagnóstico dos principais desafios e oportunidades do setor

Rio de Janeiro (RJ) - A indústria naval offshore brasileiro vive um momento promissor e em ritmo acelerado. Atualmente gera 58 mil empregos, com uma carteira de encomendas de 386 projetos nos estaleiros em operação. Em sua edição número 65, a Revista Macaé Offshore traz uma radiografia completa do setor, investigando os principais desafios e apontando as principais oportunidades de negócios para empresas e para profissionais que buscam empregos nesse segmento. A nova edição chegará ao público durante a NAVALSHORE, um dos maiores eventos sobre a indústria naval e offshore, que acontece 1 a 3 de agosto, no Rio de Janeiro.

A reportagem de capa mostra a força da indústria naval que atualmente ainda vem sendo alavancada pelo setor de óleo e gás, com novas encomendas e investimentos, e aponta alguns de seus principais desafios: prazo, qualidade e fornecedores eficientes. De outro lado, a matéria destaca o momento promissor vivido pelo segmento no país no campo da geração de oportunidades de trabalho, com a perspectiva de abertura de 15 mil empregos até 2014.

A publicação traz com exclusividade uma entrevista com Sérgio Machado, presidente da Transpetro, que comemora o bom momento da indústria naval brasileira e diz que a empresa se prepara para se tornar referência internacional. Sérgio, há nove anos no comendo da Transpetro, também fala dos desafios de conduzir um dos mais ambiciosos programas do governo federal, o Promef. Em entrevista, Augusto Mendonça, presidente da Associação Brasileira de Empresas do Setor Naval e Offshore (Abenav), destaca que é preciso investir mais em pesquisa e desenvolvimento para atender ao conteúdo local e tornar a cadeia produtiva do setor naval mais competitiva.

Especial: 35 anos da Bacia de Campos

A revista traz uma matéria especial sobre os 35 anos da descoberta do Campo de Enchova, marco inicial para a produção de petróleo e gás em águas profundas na Bacia de Campos, que tem agora como desafio aumentar sua eficiência. Tratando de energia, a Macaé Offshore traz também novidades sobre uma das mais abrangentes políticas de incentivo ao uso inteligente de energia no Brasil, o Programa Rio Capital da Energia. A nova etapa consiste em dar suporte às empresas e instituições interessadas em adquirir financiamentos para os seus projetos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, parceiros do programa.

Plataformas Santos e Espírito Santo

A publicação ainda traz duas seções fixas com os principais acontecimentos relacionadas à produção e exploração nas bacias do Espírito Santo e de Santos. Ganha destaque em terras capixabas o ritmo acelerado das obras da Jurong Aracruz para cumprir contratos e superar a meta de conteúdo local em sonda para o pré-sal. Já Santos terá um sistema inédito de monitoramento desenvolvido pela BG Brasil e Coppe/UFRJ, que permitirá prevenir vazamentos de óleo, especialmente nas áreas do pré-sal.

Os leitores ainda contam com as colunas fixas Por Dentro do Mercado, com Celso Vianna Cardoso analisando as ações da OSX, e Gestão de Negócios, com Alexandre Andrade, abordando a importância da Gestão de Mudanças. A edição conta ainda com a seção Articulando, que traz como convidado o capitão-de-fragata Edmar Magalhães, da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, falando sobre o transporte marítimo de cargas. Na seção Maré Alta, um resumo dos principais acontecimentos no setor, como a Rio Oil & Gas 2012, que acontecerá em setembro, e os investimentos da IBM no mercado de Macaé.

Sobre a Macaé Offshore

A Macaé Offshore é uma revista bimestral e bilíngue, especializada em energia, com ênfase em petróleo e gás, dirigida aos principais formadores de opinião do setor – empresários, executivos, representantes de entidades de classe e dos meios acadêmicos. Criada há 11 anos, se notabiliza por introduzir uma série de inovações no campo da cobertura jornalística dos fatos mais relevantes do setor.

O ‘DNA’ da publicação consiste em atuar também como uma ferramenta importante para o suporte na gestão de negócios na cadeia produtiva de óleo e gás, com objetivo de tornar-se referência para quem atua no setor, especialmente com ênfase nas operações offshore. A Macaé Offshore já ganhou duas vezes o prêmio de Menção Honrosa de Excelência Jornalística da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).

Nenhum comentário: