terça-feira, julho 03, 2012

Petrobras anuncia vazamento de óleo de navio em praia do Ceará

Segundo a Capitania dos Portos do Ceará, não está descartada a possibilidade de um novo vazamento do navio

Fortaleza (CE) - O Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Petrobras informou nesta segunda-feira que parte do óleo vazado pelo navio Seawind na semana passada atingiu a praia do Pirambu (CE). A embarcação está naufragada próximo ao porto do Mucuripe, no litoral de Fortaleza. Segundo a Capitania dos Portos do Ceará, uma empresa especializada já foi contratada para fazer a limpeza da areia atingida pelo óleo e não está descartada a possibilidade de um novo vazamento do navio.
Uma balsa salva-vidas, que se desprendeu do Seawind, foi encontrada na mesma praia com marcas de vandalismo. Não se sabe, no entanto, quem teria sido responsável pela depredação. Em nota, a Marinha informou que pelo estado do mar e condições de vento uma nova linha de contenção deve ser instalada na área do naufrágio. Devem ser usados equipamentos de sucção e armazenamento de resíduos oleosos.
O navio, com 40 t de granito nos porões, tinha deixado Vitória, capital do Espírito Santo, no dia 28 de maio de 2011, e seguiria para Itália. No meio da rota, no entanto, uma falha no sistema de refrigeração do motor fez a tripulação retornar a Fortaleza, a cidade mais próxima. Na época, segundo os tripulantes, a embarcação estava avaliada em US$ 3,5 milhões.
Um gabinete de crise, formado pela Companhia Docas do Ceará, Petrobras, Procuradoria Regional do Trabalho, Advocacia-Geral da União, Polícia Federal, Ibama, Corpo de Bombeiros e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente tentam, desde a última sexta feira, avaliar possibilidades técnicas para que o navio volte a flutuar e para que os impactos ambientais sejam minimizados.
 
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: