quinta-feira, julho 19, 2012

EUA e Grã-Bretanha não permitirão que Irã feche rota de petróleo

Irã ameaça fechar Estreito de Ormuz, pelo qual passam 40% das exportações mundiais de petróleo

Rio de Janeiro (RJ) - Estados Unidos e Grã-Bretanha não permitirão que o Irã impeça a navegação pelo Estreito de Ormuz, entre o Golfo Pérsico e o mar de Omã, disseram nesta quarta-feira os ministros americano e britânico da Defesa em uma entrevista coletiva à imprensa no Pentágono.

"Os iranianos devem entender que os Estados Unidos e a comunidade internacional os considerarão diretamente responsáveis por qualquer perturbação da navegação que o Irã possa provocar na região", advertiu o secretário de Defesa americano, Leon Panetta. Washington tem meios militares para assegurar que qualquer tentativa de bloquear o estreito seja impedida, declarou o chefe do Pentágono.

A Marinha americana reforçou nas últimas semanas a sua presença no Golfo em resposta às repetidas ameaças do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, por onde circula um terço do tráfego marítimo petroleiro mundial, caso seus interesses vitais sejam ameaçados por ataques a seus centros nucleares ou pelo embargo de petróleo ocidental.

Por isso, os Estados Unidos mobilizaram uma base naval para oferecer assistência técnica na busca e eliminação de minas e enviou helicópteros para a região.

O ministro britânico da Defesa, Philip Hammond, afirmou que seu país manterá seu papel "na manutenção da liberdade de navegação em águas internacionais do Golfo e do Estreito de Ormuz".

"Como já disse em Washington em janeiro, qualquer tentativa de bloqueio do estreito por parte do Irã é ilegal e não será tolerada pela comunidade internacional", alertou.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: