A cidade, que está dentro do plano de expansão da empresa, tem no setor de O&G o principal atrativo para atuação
Rio de Janeiro (RJ) - De olho nas oportunidades de negócios existentes no pré-sal, a IBM Brasil está buscando estreitar contatos em Macaé, o principal pólo petrolífero do Brasil. A cidade escolhida faz parte do plano de expansão divulgada pela empresa e que tem como objetivo oferecer serviços de Tecnologia da Informação dentro da estratégia desenvolvida para atender países emergentes. “Macaé é o nosso mais recente foco. Há alguns meses estávamos buscando expandir a nossa atuação no estado do Rio de Janeiro e vimos que Macaé possui todos os aspectos necessários, pois passa por um período de prosperidade em razão do mercado de petróleo e gás”, conta Célia Zappa, líder de expansão regional da IBM Brasil, em entrevista concedida ao Portal Macaé Offshore, no Centro de Tecnologia da empresa, em Hortolândia, interior de São Paulo.
Segundo a executiva, a IBM ainda não está fisicamente em Macaé. Ela explica que a empresa desenvolveu um website no qual permitirá a interação com empresas locais e, assim, estabelecer parcerias. No portal, há informações de como a IBM deseja atuar para atender as demandas das empresas, sobretudo as médias e pequenas, que estão localizadas na cidade.“ Para atuar em Macaé, estamos operando num modelo integrado de prestação de serviços. Essa flexibilidade permite que os clientes sejam atendidos a partir de qualquer localidade”, conta.
Célia revela que a estratégia de expansão regional também tem o objetivo de identificar oportunidades que fomentem a economia local, o que inclui, além de revendas, desenvolvedores de software. “O setor de óleo e gás é bastante demandante por tecnologia. E essas empresas que antes não tinham esse contato, poderão, através do portal, tomar conhecimento dos nossos serviços, como, por exemplo, a computação nas nuvens (cloud computing), terceirização de infraestrutura, data center, servidores e softwares entre outros”, conta. Ela acrescenta que a a instalação física da empresa não está descartada e ela se dará conforme forem se desenvolvendo os contatos locais.
Além de Macaé, a IBM também está focando negócios em Maringá (PR) e região do Vale do Paraíba. “Com essas regiões, ampliamos para 38 o número de praças cobertas pela estratégia”, revela Célia Zappa. Esses movimentos respondem à estratégia global de expansão para economias de rápido crescimento, como Rússia, Índia e China, além de partes da África, Oriente Médio, Europa Central e Oriental, e América Latina. “Esses países fazem parte da unidade de Growth Market da IBM, que em 2011 representou 22% a renda da companhia. “A expectativa é que esses países contribuam com 30% da receita total da IBM até 2015”, afirma Célia Zappa.
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