sexta-feira, julho 20, 2012

Consultora esclarece dúvidas sobre os setores de petróleo e mineração

Segundo Denise Retamal, as vagas na Indústria estão nos estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Amazonas e Rio de Janeiro.

Quem é profissional na área de técnico de segurança do trabalho tem chance nessas vagas
Gizzandra Dias

Segurança do Trabalho é uma carreira que pode ser construída a partir da formação em nível técnico, por meio do “Curso Técnico em Segurança do Trabalho”, cuja atuação pode se dar tanto na Indústria da Mineração como na Indústria do Petróleo & Gás.

Entretanto, algumas outras competências se fazem necessárias para a construção desta carreira nestes dois segmentos, tais como: domínio, pelo menos em nível básico e técnico, do inglês, conhecimento de softwares específicos, conhecimento do próprio segmento, capacitação e vivência , a partir de Programas de Estágio, nestas indústrias.

Na área ambiental, com formação de biólogo, tem algo promissor nessa área de mineração ou de petróleo e gás?

Fernanda Groth

O biólogo, que é uma profissão, e não uma carreira, pode construir uma carreira nas Indústrias da Mineração ou do Petróleo & Gás. A Biologia é o curso de graduação a partir do qual uma carreira poderia começar a ser construída nestes segmentos.

Na Indústria da Mineração, uma carreira ligada ao meio ambiente seria possível, uma vez que a Biologia traz conhecimentos em Ecologia, particularmente de meio ambiente e de gestão ambiental, e de Zoologia, particularmente de biologia reprodutiva, conservação e manejo da fauna, controle de pragas, taxonomia. A VALE, por exemplo, possui um Parque na região de Carajás: “Parque Zoobotânico de Carajás”, onde estes conhecimentos seriam muito bem-vindos, uma vez que a empresa se preocupa com o meio ambiente, com a revegetação de áreas mineradas e com a preservação dos animais nativos na região.

Na Indústria do Petróleo & Gás, uma carreira em meio ambiente é igualmente possível, e para o qual os conhecimentos em Oceanografia, por exemplo, são muito importantes: a biologia marinha.

Um técnico em construção naval tem possibilidade de um emprego na área de mineração ou de petróleo e gás?

Rafael Freitas

Um Técnico em Construção Naval pode atuar na Indústria do Petróleo & Gás com o desenho de estruturas e peças para as embarcações que apoiam as Plataformas de Petróleo, assim como na supervisão, instalação e manutenção de equipamentos, sistemas e máquinas marítimas, promovendo inspeções, ensaios, testes e reparos em embarcações e em seus componentes.

Por que a contratação apenas de quem tem 2 anos de experiências? Quero embarcar em Plataformas e já alguns requisitos necessários, como inglês fluente.

Andrey Furtina Bombinhas, SC

A contratação não é para aqueles que “têm, pelo menos, 02 anos de experiência de trabalho com vínculo CLT”, por exemplo. Mas sim de profissionais capacitados e que tenham escolhido e se capacitado para o exercício de uma Carreira nas Indústrias da Mineração ou do Petróleo & Gás. E para tal, será necessário inglês fluente, o que você já tem, a capacitação mais ampla, assim como a vivência, seja de estágio, ou de visitas técnicas, ou de alguma outra forma de atuação, nestes segmentos.

Curso Tecnologia em Petróleo e Gás e estou procurando emprego na área, mas não tenho experiência. Como poderei entrar nesse ramo?

Juliano Giordani

O curso de “Tecnologia em Petróleo e Gás” é apenas uma ferramenta para a construção de diversas Carreiras possíveis na Indústria do Petróleo & Gás. Inicialmente, você tem que escolher uma Carreira compatível com seu perfil individual e, acima de tudo, com forte demanda nos dias de hoje e com boas projeções futuras. A partir desta escolha, você deverá se capacitar, de forma mais completa, para o segmento e de acordo com a Carreira escolhida: idiomas, domínio de tecnologia, etc.

As seguintes Carreiras podem ser construídas a partir do curso de “Tecnologia em Petróleo e Gás”: “Controle de Qualidade”, “Logística de Distribuição”, “Processamento Industrial”, “Meio Ambiente”.

Estou no 2º semestre do curso superior em tecnologia do petróleo e gás. Há reconhecimento desta nova formação no mercado de trabalho?

Juliana Santos Caraguatatuba, SP

Sim, há o reconhecimento. Mas este curso é apenas uma das ferramentas possíveis para a construção de uma Carreira na Indústria do Petróleo & Gás. Você deverá refletir e escolher, ainda durante seu curso, uma Carreira possível no segmento e começar, da forma mais rápida possível, a se capacitar, de forma completa, para a mesma.

Qual o caminho para profissionais de outras áreas que querem migrar para a mineração ou a área petrolífera?

Flávio Conceição Juatuba, MG


O caminho é a escolha consciente de uma Carreira nas Indústrias da Mineração ou do Petróleo & Gás e a capacitação, sob medida, para as mesmas, ou seja, conforme demandas e exigências dos segmentos em nível globalizado.

Onde realmente estão essas vagas e como fazer para ter acesso a elas?

Elinaldo Andrade Salvador, BA

As Posições na Indústria do Petróleo & Gás estão sendo requeridas, principalmente, nas cidades de Santos, em São Paulo, na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Espírito Santo, no Amazonas e no Rio de Janeiro, particularmente para o COMPERJ.

Para ter acesso a elas, você poderá fazer contato com uma Consultoria de Recursos Humanos especializada no segmento, ou acompanhar sites especializados sobre a indústria, nos quais, usualmente

Nenhum comentário: