sábado, julho 21, 2012

Assinatura de contrato para construção das plataformas do pré-sal

Rio de Janeiro – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que, juntamente com seus parceiros BG Group, Petrogal Brasil e Repsol Sinopec, e por meio de suas afiliadas Tupi-BV e Guará-BV, aprovou a assinatura de dez contratos, que somam US$ 4,5 bilhões, para a construção e integração dos primeiros seis módulos topside (planta de processo, utilidades e alojamento) das oito plataformas replicantes do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere óleo e gás). Essas plataformas estão sendo construídas no Brasil para o desenvolvimento dos projetos do pré-sal nos blocos BM-S-9 e BM-S-11, localizados na Bacia de Santos.

As seguintes empresas serão contratadas para os serviços: DM Construtora de Obras Ltda/TKK Engenharia Ltda, IESA Oleo e Gas S.A., Tome Engenharia S.A./Ferrostaal Industrieanlagen GmbH, Keppel FELS do Brasil S.A., Jurong do Brasil Prestação de Serviços Ltda e Mendes Jr Trading Engenharia S.A./OSX Construção Naval S.A. Os contratos serão assinados nos próximos dias.

Os FPSOs replicantes serão utilizados na primeira fase de desenvolvimento definida pelos parceiros dos blocos BM-S-9 e BM-S-11. O processo de contratação dos dois módulos de topsidese dos pacotes de integração restantes para os oito FPSOs replicantes deverá ocorrer nos próximos 18 meses junto às mesmas empresas.

Em paralelo, o consórcio do bloco BM-S-11 optou por iniciar o processo de contratação de pelo menos um FPSO adicional, a ser afretado e usado em áreas que necessitam de plantas de processo diferentes daquela adotada para os replicantes.

O consórcio do Bloco BM-S-11 é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil S.A. (10%). Já o consórcio do Bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%).

Fonte: Agência Petrobras

Nenhum comentário: