Quatro terminais de embarque, desembarque e armazenamento que serão arrendados para a iniciativa privada pelo prazo de 25 anos, a expectativa da gestão portuária da CDP, é que ocorra ainda este ano e o porto entre em operação antes de 2014.
Chegou a vez do Norte, temos que vender logística de maneira inteligente e sustentavel, o transporte hidroviário tem custo reduzido, representando menos de 20% do valor do transporte rodoviário, a demanda por alimentos é crescente, e o Brasil, hoje é o segundo maior fornecedor de alimentos para o mundo.
Com este projeto, o porto graneleiro do Outeiro, vai inverter o fluxo hoje direcionado principalmente para paranaguá e santos.
A área onde será construido o porto abriga um distrito industrial, aonde existem dezenas de empresas instaladas, incluindo dois estaleiros, os maiores da regiao norte.
O investimento no setor hidroviário na construção de portos e com logística integrada, cria o sistema de subtração, nas estradas brasileiras deixam de circular em torno de 400 carretas para cada embarcação onde estão inseridos, navios e balsas, desafogando assim o fluxo crescente de veículos e a diminuição de acidentes com perdas humanas e materiais e a vida util mais prolongada das estradas, reduzindo custos de reparos aos cofres da união.
Construido na Ilha de Outeiro na década de 1970 e federalizado em julho de 1988, o porto deverá ser visto como alternativa real para a movimentação de grãos, foi elaborado um projeto para ter capacidade para movimentar em torno de 18 milhões de toneladas por ano.
O porto deverá receber navios com capacidade para 120 mil toneladas, este tipo de porto sendo singular, pois está isento de contaminação de outros produtos quando manipulados em portos de multiplos itens a serem movimentados.
O novo porto de Belém, vem para somar junto com o terminal portuário de grãos do outeiro, fazendo assim um modelo eficiente na integração do desenvolvimento e modernização do sistema portuário da capital paraense.
Fonte: http://petroleo21.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário