domingo, janeiro 22, 2012

Eike Batista descobre petróleo na costa de Paraty


O homem mais rico do Brasil, o empresário Eike Batista, anunciou na manhã de hoje que sua empresa, a OGX, descobriu petróleo na costa de Paraty. A jazida fica em águas rasas, a 80 quilômetros numa linha reta de Paraty, e possui reservas estimadas em dois bilhões de barris de óleo leve e um grande volume de gás natural. O local faz parte da Bacia de Santos.

A quantidade da descoberta é significativa se comparada as reservas estimadas no pré-sal, que são de cinco bilhões de barris. A diferença é que o óleo descoberto nos poços de Eike Batista estão em águas rasas, tanto em área do pré quanto do pós-sal. O custo de produção, portanto, será mais baixo do que se fosse em águas profundas.

A OGX também tem certeza de que achou um grande volume de gás natural. Para o diretor-geral da empresa, Paulo Mendonça, os indícios de gás são muito expressivos, mas ainda é necessário fazer testes. “Precisamos ainda fazer testes. Qualquer avaliação que se faça agora não é precisa, porque temos muitas descobertas lá”, disse o diretor-geral.

Esta é a sexta descoberta da empresa na bacia de Santos, onde está também localizado o chamado cluster do pré-sal, liderado pela Petrobras e que pode conter mais de 50 bilhões de barris de óleo equivalentes em reservas.

Mendonça informou que a descoberta ocorreu no poço OGX-63, batizado Fortaleza, que fica no bloco BM-S-57, e que continuará sendo perfurado. O bloco está em águas rasas e a 102 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, o que facilita a sua exploração. A OGX tem 100% do bloco.

Com a descoberta da OGX, e o alto preço do petróleo, as ações da empresa subiram mais de 5%, após um fechar no vermelho em 2011. A OGX vai produzir o seu primeiro óleo no próximo dia 28, na bacia de Campos.

Fonte: A Voz da Cidade

Nenhum comentário: