terça-feira, agosto 30, 2011

Começam inscrições para bolsas de estudo oferecidas nos Estados Unidos


Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para bolsas de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras para graduação-sanduíche (em que os estudantes realizam parte dos estudos em uma instituição parceira no exterior) nos Estados Unidos. O programa de realização de estudos e estágio em Universidades nos Estados Unidos com bolsa do CAPES tem o objetivo de oferecer a oportunidade de estudo a estudantes brasileiros em universidades de excelência.


Os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira, ter completado no mínimo 40% e no máximo 80% do curso no momento do início previsto da viagem, apresentar nota de no mínimo 79 no TOEFL/IBT Test e apresentar perfil de aluno de excelência em desempenho acadêmico, declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro no número de meses em relação àqueles que ficou nos Estados Unidos pelo programa.

Além disso, o candidato deve estar matriculado em curso de bacharelado nas seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Há duas formas de inscrição: por adesão das Instituições de Ensino Superior (IES) e por candidatura individual.

Para adesão mediante as IES, é preciso a Instituição de Ensino:
Firme o Acordo de Adesão até o dia 16 de setembro
Possua pelo menos um curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
O Acordo de Adesão deve ser assinado pelo reitor, que deverá designar, coordenador-geral, um docente responsável pela implantação e acompanhamento do processo.

As candidaturas individuais deverão ser encaminhadas após o dia 16 de setembro – o mesmo dia que termina o prazo para Acordo de Adesão. O preenchimento do Formulário de Inscrições da CAPES e Formulário de Inscrições do IIE deve ser feito até o dia 30 de setembro.

Além dos requisitos principais do programa, os interessados na candidatura individual devem ter obtido anteriormente ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica do CNPq ou do PIBID da CAPES e ter ingresso na Instituição de Ensino por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências ou ainda detentor de premiações de mérito acadêmico.

O programa terá duração de 12 meses, sendo 9 ou 10 meses dedicados ao estudo em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria.

A CAPES arcará com os custos de moradia, taxas escolares, auxílio deslocamento de ida e volta Brasil-EUA e bolsa de US$ 300 para despesas pessoais. O bolsista é responsável pelo visto e passaporte e terá que assinar um Termo de Compromisso.

A divulgação dos resultados e matrícula nas universidades norte-americanas para o primeiro semestre de 2012 aconteceu em novembro/dezembro de 2011.

Para mais informações, acesse o documento de chamada pública no site da CAPES ou faça contato pelo e-mail graduacaosemfronteiras.usa@capes.gov.br

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Nenhum comentário: