sexta-feira, junho 10, 2011

Porto do Rio ganhará píer para mais seis navios


O Porto do Rio irá ganhar um novo píer com capacidade para abrigar mais seis navios, ao lado do antigo, onde está sendo erguido o Museu do Amanhã. O deque será construído em formato de Y, na altura dos armazéns 3 e 4 do Porto e deverá começar a sair do papel no ano que vem, ficando pronto em 2014. A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira pelo diretor-executivo do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, durante coletiva de encerramento da visita de inspeção da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Segundo Gryner, que não divulgou os valores da obra, o píer será construído pela Companhia Docas. O projeto foi mostrado pela comissão ao COI, que encerra nesta quinta o terceiro dia de vistorias e reuniões para a preparação dos jogos. O Porto deverá receber navios que servirão de acomodações para turistas durante os Jogos de 2016.

- Já está sendo feita dragagem do porto para aumentar seu calado e possibilitar a chegada de navios de maior porte. A dragagem servirá tanto para a parte de cargas como para a parte turística - disse Gryner, durante a coletiva, quando questionado sobre a infraestrutura de acomodações dos jogos para receber turistas.

Ainda de acordo com Gryner, foram discutidas várias alternativas para aumentar a capacidade do Porto do Rio. A opção em Y venceu outra alternativa, que previa vários píeres instalados perpendicularmente ao cais.

- Ainda não há prazos certos para as obras. O que ficou decidido foi o formato do píer, o que vai ser construído.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Nenhum comentário: