segunda-feira, fevereiro 28, 2011

O QUE É A RECICLAGEM


Você sabia que várias coisas que já não tem mais utilidade podem ser reaproveitadas? Pois é, isso se chama reciclagem! A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas somando a população brasileira você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas. Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão.

Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo. Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novo seres que virão. Mas com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais e algumas delas, como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.

A reciclagem começa dentro de casa, pois é necessária a separação e preparação do lixo. Por exemplo: As pilhas não devem ser misturadas com o lixo comum (restos de comida), pois terem substâncias tóxicas. O lixo deve ser separado e marcado como lixo reciclável; o plástico, o papel, o vidro e o metal.

Daí quando tudo estiver corretamente separado, é só levar para os Pontos de Entrega Voluntária (P.E.V.), espalhados pelas cidades do Brasil. Ou então, você pode levar para o local mais próximo da sua casa onde existem aquelas latas grandes e coloridas com os símbolos de cada material.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: