sábado, janeiro 15, 2011

Estaleiro TWB entrega novo Ferry-boat para travessia em Salvador


É um navio, tipo catamarã, foi construído 100% em alumínio naval e teve investimetnos em cerca de R$ 40 milhões.

O Estaleiro TWB S.A entrega nesta semana à travessia Salvador-Itaparica, na Bahia, o Fast Ferry-Boat Anna Nery. Trata-se do segundo equipamento do gênero construído pela companhia com sede no Guarujá, São Paulo e operações em Santa Catarina e Bahia. O navio, do tipo catamarã, foi construído 100% em alumínio naval e custou cerca de R$ 40 milhões. A obra contou com financiamento do Fundo da Marinha Mercante por meio do Banco do Nordeste. O ferry já deixou a cidade de Navegantes (SC), onde foi construído, e chega em Salvador nos próximos dias.

O Fast Ferry Anna Nery tem o mesmo designe do Fast Ferry Ivete Sangalo, que foi entregue pela TWB para o transporte de passageiros e veículos em Salvador em 2008. O modelo é assinado pelo escritório australiano Sea Transport Solutions, que tem reconhecimento mundial em projetos desta natureza. “A chegada do Anna Nery dará mais tranquilidade e conforto ao usuário da travessia Salvador-Itaparica, que se firma como a mais moderna do País, com a presença de mais este equipamento”, prevê o empresário Reinaldo Santos, diretor presidente da TWB S.A. “Em termos de construção naval, é mais um exemplo da alta qualidade da indústria Naval nacional e de que nossos estaleiros têm plenas condições de atender as demandas do pré-sal”, continua.

Em relação ao irmão entregue em 2008, o Anna Nery tem maior capacidade operacional, podendo transportar até 800 passageiros e mais de 70 veículos ao mesmo tempo. Conta também com uma inovação: a embarcação ganhou um hélice de proa, que melhora sua capacidade de manobra e eficiência em geral. Além disso, conta com motorização dual fuel - Diesel/Gás Natural – que permite a companhia operadora, a TWB Bahia, escolher o combustível mais adequado e economicamente sustentável para as viagens diárias no trecho entre Salvador e a ilha de Itaparica. Os motores podem funcionar com até 70% de gás natural, o que também contribui, neste caso, para redução da emissão de gás carbônico da embarcação.

Diferente de uma embarcação em aço, que seria até três vezes mais pesada, o Anna Nery, que tem cerca de 53 metros de comprimento, possui cerca de 600 toneladas de arqueação bruta. Dotado de quatro motores Caterpillar, de mais de 600 hp cada um, pode desenvolver até 18 nós de velocidade. Essa potência, associada ao designe da embarcação, são garantia de mais agilidade para o transporte de veículos e passageiros, já que os ferries antigos, ainda em operação em Salvador, navegam com velocidades entre oito e dez nós no máximo.

Assim como o já conhecido FB Ivete Sangalo, o FB Anna Nery conta com sala executiva panorâmica envidraçada, com capacidade para mais de 150 passageiros, equipada com lanchonete, ar condicionado e poltronas em couro. Há ainda convés de passageiros convencional, também com ar condicionado, convés de verão, totalmente aberto e um elevador articulado que aumenta a capacidade de transporte de veículos.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

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