sábado, janeiro 15, 2011

Vendas de gasolina da Petrobras cresceram 17,8% em 2010


Empresa revelou também que vendeu 1,966 milhão de metros cúbicos do combustível em dezembro, quebrando um recorde para um mês

A nota não detalhou o volume total comercializado no ano passado. A assessoria de imprensa da Petrobras não dispunha da informação imediatamente.

A Petrobras também informou que no mês de dezembro de 2010 foram registrados novos recordes de vendas de gasolina e QAV (querosene de aviação).

Em dezembro, a comercialização de gasolina somou 1,966 milhão de metros cúbicos (399 mil bpd).

"Esse volume supera as vendas de março do mesmo ano, recorde anterior, em 50 mil metros cúbicos, quando o percentual de álcool anidro adicionado na gasolina estava reduzido de 25 por cento para 20 por cento", afirmou a estatal em nota.

Naquela oportunidade, houve uma escassez de etanol no mercado e o governo decidiu reduzir a mistura do anidro na gasolina.

Recentemente, a gasolina tem sido mais competitiva que o etanol na maior parte do país, em meio à entressafra de cana na região centro-sul do Brasil, que responde pela grande maioria da produção nacional.

"Contribuíram para este feito a sazonalidade típica do mês e a alta nos preços do etanol hidratado (usado nos carros flex) desde meados de junho, que tornou a gasolina o combustível de preferência para proprietários de veículos flex-fuel na grande maioria dos Estados brasileiros", segundo a Petrobras.

Com a entressafra no centro-sul, que deverá ser mais prolongada este ano, provavelmente até abril, a Petrobras acredita que a gasolina continuará ganhando espaço no mercado de combustíveis.

É vantagem econômica para o motorista abastecer o carro com etanol se o preço do combustível valer até 70 por cento do preço da gasolina.

"As perspectivas para os próximos meses apontam para uma manutenção do aquecimento nas vendas, função da maior frota de veículos leves incorporadas ao longo de 2010 no mercado brasileiro (venda de 3,3 milhões de veículos) e da entressafra da cana-de-açúcar", destacou a estatal.

QAV

As vendas de QAV pela Petrobras em dezembro totalizaram o volume de 585.450 metros cúbicos.

"Este volume representa um aumento de 4,9 por cento em relação ao recorde anterior, registrado no mês de julho de 2010, cuja marca foi de 557.860 metros cúbicos (117 mil bpd)", informou a Petrobras.

No ano de 2010, houve um aumento de 16,6 por cento no mercado nacional de QAV em relação a 2009, reflexo do crescimento da economia nacional, acrescentou a nota.

"O mercado de aviação continua aquecido fazendo com que as vendas desse derivado continuem elevadas."

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Nenhum comentário: