quarta-feira, novembro 30, 2011

Shell diz que fará investimento multimilionário no Brasil


O presidente da Shell no Brasil, André Araújo, disse na terça-feira (29/11) que a companhia fará um investimento “multimilionário” no país a fim de ampliar a produção da área do Parque das Conchas, projeto que reúne três campos de produção de óleo e gás na bacia de Campos.

A companhia pretende adicionar à sua produção de óleo no Brasil –hoje, na casa de 100 mil barris/dia– em mais 40 mil barris diários, mas não revela o investimento exato a ser feito. “É nossa política não falar de investimentos”, disse.

Outro grande projeto, diz, é a extração de óleo e gás em terra na bacia do São Francisco (MG), na qual a empresa começa a realizar estudos sísmicos em parceria com a Vale, sócia da Shell na área de concessão.

O executivo afirmou ainda que a empresa investe pesado em novas tecnologias no país e já “exporta” algumas das soluções empregadas para operações do grupo em outros países.

É o caso, por exemplo, do sistema inédito de separação água, óleo e gás adotado no Parque das Conchas, que é totalmente submerso e está sendo usado em um campo do golfo do México (EUA). “Isso reduz muito o risco de incidentes”, avalia.

Para Araújo, é cedo, porém, para falar em responsabilidades no caso do acidente da Chevron, que ainda está em investigação pelas autoridades brasileiras.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: