quarta-feira, novembro 30, 2011

Petrobras encontra petróleo de boa qualidade em poço na Bacia de Santos


SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3; PETR4) encontrou petróleo de boa qualidade no poço 4-BRSSA-946C-SPS, informalmente conhecido como Biguá, informou a companhia nesta terça-feira (29). Esse poço se encontra em águas ultraprofundas do Pré-Sal da Bacia de Santos, a 270 quilômetros de distância da costa do Estado de São Paulo.

A descoberta foi comprovada por teste a cabo, em reservatórios situados a cerca de 5.380 metros de profundidade – que encontraram petróleo de 25º API. Esse poço está a 21 quilômetros do poço pioneiro descobridor da região, o informalmente conhecido como “Bem-te-vi”. A companhia deverá iniciar nos próximos dias a perfuração do terceiro poço dessa área, o “Carcará”.

O consórcio operador, do qual a estatal possui 66%, deverá realizar novos estudos a partir dos dados obtidos no poço, permitindo melhor avaliação da extensão da descoberta. A Petrogal Brasil possui 14% do consórcio e a Shell Brasil 20% – embora a participação da Shell tenha sido vendida para a Barra Energia (10%) e para a Queiroz Galvão (10%, QGEP3), operação ainda dependente da aprovação final pela ANP.

Nenhum comentário: