quarta-feira, novembro 23, 2011

Aker trará segundo simulador de sondas de perfuração ao Brasil


Empresa anuncia mais investimentos para a unidade em Rio das Ostras

O aumento da demanda por cursos impulsiona a empresa a programar novos investimentos. Um deles, no valor de R$ 5 milhões, será nos próximos seis meses

No mês em que o Centro de Treinamento completa um ano de atividades, a Aker Solutions do Brasil anuncia mais investimentos para a unidade em Rio das Ostras, no norte fluminense. O Centro de Treinamento encerra o ano com números positivos: mais de 100 alunos formados, R$ 17 milhões em investimentos iniciais, inauguração de um segundo simulador e turmas agendadas para o próximo ano.

Inaugurado em 11 de novembro de 2010, o Centro de Treinamento da divisão Drilling Lifecycle Services da Aker Solutions do Brasil possui um dos equipamentos mais modernos do país neste ramo, o simulador de perfuração FI Xfactor DES, que possui tecnologia avançada 3D em tempo real e formato domo de 240° de visão. Nele, o operador é “transferido” para uma plataforma de perfuração tridimensional, vendo tudo ao seu redor tal qual é na realidade, fazendo com que ele possa interagir com o ambiente de uma maneira quase 100% real.

Com esta tecnologia o usuário tem capacidade de operar de maneira segura em ambiente offshore. O equipamento foi desenvolvido na unidade da Aker Solutions na Noruega.

“A tecnologia que trouxemos junto ao simulador fortaleceu a presença da Aker Solutions no mercado nacional de petróleo e gás. Essa conquista reforçou nosso compromisso com a qualificação e desenvolvimento técnicos”, afirma o gerente regional da divisão Drilling Lifecycle Services, Per Atle Gustafson.

Outra meta é a inauguração do segundo simulador de perfuração, com a mesma tecnologia do primeiro. Segundo as estimativas, as obras devem começar ainda em dezembro e em março de 2012 o equipamento deve iniciar suas operações. O investimento previsto nessa obra é da ordem de R$ 5 milhões. “Com isso, a capacidade de turmas será dobrada, permitindo atender a um número maior de clientes”, informa o gerente de Treinamento, Morten F. Normann.

Atualmente, o Centro de Treinamento é formado por uma equipe de instrutores brasileiros qualificados e bilíngües. Todos eles participaram de treinamentos específicos na matriz na Noruega. A equipe conta com o suporte do mentor Terje Heimly, instrutor norueguês transferido para o Brasil com o objetivo de trazer a expertise e a experiência da matriz para o melhor desenvolvimento das atividades no país. Além disso, a unidade conta também o com o suporte de outros instrutores noruegueses que constantemente vem ao Brasil para também treinar os clientes.


As aulas
As aulas ministradas no Centro de Treinamento se dividem entre a sala de aula e o simulador. São ao todo três salas com equipamentos multimídia (team boards). A duração de cada curso varia de acordo com a solicitação do cliente.

Na lista de cursos ministrados estão Introdução a Equipamentos de Perfuração da Aker Solutions, Interface Homem Máquina (HMI), Sistema Hidráulico, Sistema de Instrumentação e Controle e Sistema de Compensadores. Já no simulador, os cursos são diferenciados: Simulador de Perfuração para operadores e Simulador de Investigação de falhas para os sistemas Hidráulico e de Instrumentação e Controle.

Alguns clientes retornaram com turmas pela 4ª vez e há expectativa de mais turmas fechadas. Neste primeiro ano de atividades, foram formados 118 alunos, sendo 49 da Odebrecht, 64 da Petroserv e cinco da Brasdrill.

“Temos recebido um ótimo feedback dos clientes. Mesmo com esse bom retorno, não iremos parar por aqui, devemos sempre tentar ser melhor, desenvolver a nossa capacidade para que os clientes continuem satisfeitos no futuro”, pondera o instrutor Terje Heimly, que trabalha no Centro de Treinamento da matriz na Noruega há cinco anos.

“Estamos desenvolvendo propostas de novos cursos para o ano que vem, enviadas por empresas como a Seadrill, Sevan Marine e Ensco”, revela o instrutor Flávio Ramos. De acordo com ele, a empresa ficou mais competitiva. “Esta é uma porta para mais negócios em todos os sentidos, não apenas na área de treinamento. Quando passamos informações sobre os equipamentos que temos, os clientes compreendem melhor o nosso business e conseguimos trabalhar melhor a informação”, conclui.

Fonte: Da Redação

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