domingo, setembro 04, 2011

Petrobras elogia testes em áreas do pré-sal



Executivo da empresa afirmou que há volume de dados "bastante significativo" com as quatro unidades na bacia de Santos

Os resultados dos testes de longa duração (TLDs) da Petrobras nas áreas do pré-sal têm demonstrado boas perspectivas para a companhia.

O gerente executivo de exploração e produção do pré-sal da Petrobras, José Formigli, afirmou que já há um volume de dados "bastante significativo" com as quatro unidades - os TLDs de Lula, Lula Nordeste e Guará e o piloto de Lula - instaladas na bacia de Santos.

Entre as boas notícias citadas por Formigli está a inexistência de formações orgânicas ao longo das rochas carbonáticas que compõem os reservatórios do pré-sal.

Os carbonatos comuns em Santos tendem a facilitar a formação de compostos como o sulfato de bário e o sulfato de estrôncio, que dificultam a operação e tendem a elevar as necessidades de investimentos. Tais formações não são comuns nos arenitos da bacia de Campos.

Formigli explicou ainda que não houve produção de água nos poços testados. Segundo ele, a água também é fonte de problemas e contribui para a formação de compostos orgânicos. "Não sabemos qual será o comportamento quando tivermos produção de água. Em Guará, com aquífero mais atuante, não houve invasão de água prematura", ressaltou Formigli, que participou de seminário promovido pela Apimec-Rio.

Outra informação revelada por Formigli sobre os reservatórios do pré-sal de Santos foi a respeito das comunicações entre os reservatórios, variável que pode afetar a pressão quando diferentes poços são perfurados e também influencia a capacidade de recuperação quando utilizados fatores secundários, como injeção de gás ou água.

"Tem havido boa comunicação horizontal. Há também verticalidade na comunicação. Com métodos de recuperação secundária com gás e água, pelo menos uma coisa já sabemos: que essas áreas estão muito bem conectadas e podemos prever um bom comportamento por método de recuperação secundária", disse Formigli.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário: