quinta-feira, setembro 08, 2011

Fábrica da NOV no Brasil terá tecnologia avançada na área de tubos


Por Verônica Côrtes

Com conclusão de obra prevista para segundo semestre de 2011, a nova fábrica da National Oilwell Varco no Brasil reunirá o que há de mais inovador na área de produção de tubos e conexões em fibra de vidro para o mercado de Óleo e Gás. Esta é a primeira fábrica da empresa na América Latina, constando como mais uma divisão da empresa, a NOV Fiber Glass Systems, que está sendo construída no complexo portuário e industrial de Suape, em Pernambuco. A empresa contará com produção de tubos para aplicação onshore, em campo de petróleo terrestre para condução de água, linhas de injeção, óleo, gás, e essas tubulações também com fabricação na área naval e offshore, atendendo todo o país e América do Sul.

Segundo o representante da divisão, Felipe Bretas, existem alguns investimentos da NOV no Brasil correndo em paralelo, mas este é um dos maiores empreendimentos. A obra começou em janeiro de 2011. “A gente já vinha atuando no Brasil nos últimos 20 anos através de escritórios de representação comerciais, mas toda a produção vinha de fora. Nós temos fábrica nos EUA e na China e, também importávamos esse produto. Agora com essa fabrica em Suape, vamos poder contar com esse conteúdo local que a Petrobrás tanto deseja e vamos poder estar prestando um melhor atendimento as nossos clientes”, ressaltou.

Bretas ainda disse que o mercado está numa expansão muito grande, tanto na área onshore quanto na offshore. “Nós estamos preparados para atender todo este mercado e inclusive, já prevíamos em nosso projeto uma área para expansão desta fábrica. Essa matéria prima nós podemos estar importando ou comprando aqui no mercado nacional, nós temos essa duas opções. Hoje, a matéria prima no Brasil nos atende e ela é fornecida pelo mesmo fornecedor que nos fornece nos EUA, então, existe essa facilidade”.

Em relação ao comparativo de preços lá fora, Bretas informou que a empresa está fazendo justamente um levantamento econômico financeiro para ver a possibilidade de estar comprando esta matéria prima aqui no Brasil. A NOV está finalizando esses estudos também em negociação com os fornecedores. De acordo com Bretas, apesar de ter uma capacidade de produção muito grande que poderá atender o mercado brasileiro e da América do Sul, a fábrica tem um processo muito automatizado. “A divisão no Brasil está reunindo o que há de mais avançado na área de produção de tubos em fibra de vidro. Esse é um grande diferencial, essa automação muito grande. A gente hoje consegue ter um custo de produção mais baixo em comparação aos nossos concorrentes. Nós imaginamos ter até o principio ou meio do ano que vem cerca de 100 funcionários”, acrescentou dizendo que a questão da mão de obra é uma preocupação de todas as indústrias hoje no Brasil.

A NOV também tem investido muito na capacitação de mão de obra. Bretas declarou que uma dessas ações é justamente a construção do Centro de Treinamento. “A nossa fábrica em Recife, por justamente ser um processo muito automatizado e não exigir uma quantidade muito grande de funcionários, estamos conseguindo fazer essas contratações, dando preferência a funcionários do Nordeste ou de Pernambuco mesmo, mas encontrando dificuldade em conseguir uma mão de obra qualificada lá, temos trazido aqui do Sudeste. São profissionais de nível gerencial, engenheiros, de área mecânica, de qualidade, inspeção, manutenção e outras funções”, concluiu.

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/

Nenhum comentário: