quinta-feira, setembro 08, 2011

Câmara Brasil China realiza evento sobre Transporte Marítimo e Energia


1ª Conferência Mare Forum na América do Sul será no Rio de Janeiro

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC) realiza, no dia 13 de setembro, no hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, a 1ª Conferência Mare Forum na América do Sul. O objetivo do evento é discutir, com ênfase no Brasil, as oportunidades de negócios na região para toda a cadeia produtiva de Transporte Marítimo – construção naval, mineração, energia off-shore, entre outros – com fornecedores de capital, empresários, políticos e jornalistas de todo o mundo.

Segundo o diretor da Câmara de Comércio Indústria Brasil China (CCIBC), Kevin Tang, um dos corredores de navegação que mais cresce atualmente no mundo, em todos os tipos de carga – granel seco ou líquido, containeres e tankers – é o que liga o Brasil a China. O crescimento do volume de negócios é impressionante, tanto na importação como exportação, saltando mais de 2.000% na última década, de U$ 2,3 bilhões em 2000 para R$ 56 bilhões em 2010. E a tendência é manter essa trajetória à medida que as duas potências continuem a se desenvolver economicamente.

“O Rio é o cenário ideal para sediar o evento. O estado é o pólo de petróleo, mineração e logística do país e possui quatro novos estaleiros em construção. Além de ser um destino internacional de negócios cada vez mais importante, como mostra a sequência de grandes eventos que sediará nos próximos anos. Essas são as principais razões da decisão da CCIBC em realizar o evento, pela primeira vez na América Latina e no Rio de Janeiro”, explica Tang.

Os principais temas da conferência são “Conjuntura Atual: Brasil e o mundo”; “Perspectivas do Mercado Global e Brasileiro“; “Oportunidades no transporte Marítimo e Energia Offshore; fornecimento e demanda”; “Um grande cenário: o cluster marítimo do Brasil”; e “Investimento e Financiamento de Negócios Brasileiros”.

Realização

O evento criado e organizado pelo grupo Mare Forum – que já teve 60 edições em nove países – terá sua edição sul-americana realizada no Rio de Janeiro em parceria com a CCIBC, com patrocínio da Multiterminais Logística Integrada e da InterOil, e apoio do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), da Macaé Offshore, da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e do Jornal Corporativo. A edição sul-americana contará com a presença do diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Borges Rodrigues Lima; do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Antônio Brito Fialho; de representante do Ministério das Minas e Energia, e de representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além de executivos de grandes grupos nacionais e internacionais dos setores naval e de energia.

As Conferências Mare Forum já foram realizadas nos Estados Unidos, Itália, Indonésia, China, Turquia, Holanda, França, Grécia e Bélgica com temas diversos, sempre com o objetivo de reunir autoridades, especialistas e executivos da indústria e do comércio para debaterem as perspectivas para o futuro e a criação de novas políticas para esses segmentos.

Sobre a CCIBC

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC), que completa 25 anos em 2011, foi criada para facilitar o desenvolvimento das relações comerciais entre os dois países, promovendo a aproximação e a cooperação entre suas empresas, instituições e populações. A CCIBC é reconhecida e credenciada em ambos os países para oferecer suporte em projetos, negociações e missões comerciais, entre outras atribuições.

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/

Nenhum comentário: