quinta-feira, agosto 11, 2011

Clariant terá centro do pré-sal


A fabricante de produtos químicos para produção de petróleo Clariant vai instalar no Brasil um centro de pesquisa voltado para as demandas do pré-sal. Entre os desenvolvimentos previstos está o de produtos polivalentes para aperfeiçoar a logística de suprimento às áreas mais distantes de exploração e produção.


Uma possível combinação será a de desemulsificantes (usados para separar o óleo da água) e sequestrantes de H2S, um contaminante encontrado em teores mais altos no pré-sal brasileiro. O produto já é comercializado pela Clariant no exterior, mas em aplicações com especificidades diferentes do pré-sal no Brasil.

Segundo o vice-presidente da Clariant, Carlos Tooge, a pré-sal no Brasil tem características diferenciadas em vários aspectos, como pressão, temperatura, salinidade e até nos sistemas de produção. “Não basta reformular os produtos, vamos ter que encontrar novas moléculas e novas composições”, ressaltou.

Entre os produtos que terão o desenvolvimento priorizado no novo centro estão desemulsificantes, inibidores de parafinas e inibidores de incrustação por sais. O local exato ainda não foi definido, mas o laboratório ficará na região metropolitana do Rio de Janeiro. O trabalho será feito com apoio de pesquisadores da Coppe/UFRJ.

Todos os equipamentos para a realização dos ensaios já foram comprados e a entrada em funcionamento do laboratório está prevista para 2012. Será a terceira unidade de pesquisa brasileira da empresa, que já está instalada em Macaé (RJ) e Suzano (SP). Toda a pesquisa para aplicações em áreas de pré-sal no mundo será centralizada no local.

Em dezembro de 2010, a empresa fechou o primeiro contrato de suprimento para uma operação no pré-sal do Brasil, no campo de Jubarte, na Bacia do Espírito Santo. O contrato prevê o fornecimento de oito produtos para utilização no TLD de um poço e nas plantas de processo da plataforma FPSO Capixaba.

Fonte: http://www.energiahoje.com/

Nenhum comentário: