sábado, junho 11, 2011

Petrobras leva trabalhadores para conhecerem o gerenciamento de resíduos


Dentro da programação da 1ª Semana do Meio Ambiente do Polo Naval do Rio Grande, a Petrobras promoveu, de 7 a 9 de junho, visitas orientadas ao Lixão Municipal e Aterro Sanitário. A atividade, realizada pela manhã, foi oferecida aos trabalhadores do Polo Naval, incluindo funcionários da Petrobras e das empresas contratadas. Durante o trajeto, a bordo de um ônibus, os trabalhadores receberam informações da fiscal Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Daiane de Miranda.

Inicialmente, a cada manhã, era feita uma parada no Lixão Municipal, com o objetivo de sensibilizar os participantes da atividade para a problemática do lixo e mostrar o antigo e incorreto modelo de gerenciamento de resíduos. Na ocasião, Daiane explicou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal na área de gerenciamento de resíduos e a importância de reciclar o lixo e do consumo consciente.

Posteriormente, era realizada visita ao Aterro Sanitário, que é o atual modelo adotado no gerenciamento de resíduos em Rio Grande. No local, gerenciado pela empresa Rio Grande Ambiental, foi possível conferir como é executado o depósito dos resíduos gerados no Município, bem como, os projetos de aproveitamento dos gases e do tratamento do chorume (líquido contaminado gerado pelo lixo). A visita visou a fortalecer a conscientização dos trabalhadores da importância da separação e reciclagem dos resíduos, contribuindo de forma positiva para os procedimentos de gerenciamento de resíduos já adotados no Polo Naval.

A 1ª Semana do Meio Ambiente do Polo Naval do Rio Grande contou com palestras sobre “Conservação da Biodiversidade”, “Minimização e Reciclagem de Resíduos” e “Resíduos Sólidos em Rio Grande”. Além disso, está sendo promovida a campanha de consumo consciente, “Adote uma Caneca”, com distribuição de canecas aos trabalhadores dos prédios administrativos, visando à redução no número de copos utilizados diariamente.

Fonte: Jornal Agora (RS)

Nenhum comentário: