quinta-feira, junho 23, 2011

Necessidade de profissionais qualificados aumenta a oferta de cursos técnicos



Rio - Cada vez mais requisitado pelo mercado de trabalho, o profissional de nível técnico vem ganhando, nos últimos anos, mais atenção por parte de indústrias e do próprio governo, que este ano criou, este ano, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). No Rio, o Senai está com inscrições abertas para o processo seletivo de diversos cursos técnicos.

Coordenador de Projetos Educacionais do Senai, Allain Fonseca explica que a maior procura por profissionais de nível técnico reflete o momento especial que a cidade está vivendo. Com a chegada de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a procura por trabalhadores qualificados tende a se tornar cada vez maior e investir neste segmento é a melhor forma de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

"As inovações que têm sido implementadas no mercado de trabalho exige cada vez mais que o profissional domine as novas tecnologias específicas de cada área", explica Fonseca. "É preciso que o profissional tenha um conhecimento diferenciado, com bom nível de escolaridade aliado ao fortalecimento da base técnica".

Segundo o coordenador, o crescimento de polos de desenvolvimento tem beneficiado os cursos técnicos em geral. Ele cita áreas como Construção Civil, Petróleo e Gás, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Edificações e Comunicação Visual, entre outros, como as que mais demandam vagas para profissionais de nível técnico.

"As empresas estão cada vez mais automatizadas e isso vai gerar uma grande procura por profissionais bem preparados", argumenta.

Para auxiliar na formação deste profissional, o Senai aposta na integração empresários de diversos setores para montar a base de seus cursos. Para isso, realiza fóruns de discussão representantes de diversas empresas, com o objetivo de traçar o perfil do profissional que será requisitado ao longo dos próximos anos e assim agregar as necessidades do mercado aos cursos que oferece.

Serviço:

As inscrições para os cursos técnicos do Senai estão abertas até o próximo dia 1º de julho. São 1.500 vagas distribuídas para os cursos de Alimentos, Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Logística, Edificações, Comunicação Visual e Petróleo e Gás. Os cursos permitem a obtenção de habilitação profissional, por meio de diploma de Técnico de Nível Médio.

Os interessados devem se inscrever na unidade Senai em que tem interesse em realizar o curso (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá, Macaé, Maracanã, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Santa Cruz, Tijuca, Vassouras, Volta Redonda). É necessário que o candidato esteja cursando, no mínimo, a segunda série do Ensino Médio. A taxa de inscrição é de R$ 10.

A seleção para o preenchimento das vagas será feita através de prova escrita de Matemática, Português e Ciências da Natureza, a ser realizada no dia 16 de julho, das 9h às 12h, na unidade escolhida. Para os candidatos ao curso de Comunicação Visual, haverá também prova de habilidades específicas. Os candidatos também terão reunião de informação profissional do SENAI para que possam entender a proposta pedagógica do curso escolhido e tirar dúvidas sobre a prova. O resultado será divulgado no dia 1° de agosto e as aulas estão previstas para iniciar quinze dias depois.

Os classificados terão entre os dias 1° e 12 de agosto para realizar a matrícula. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento, título de eleitor, comprovante de conclusão do Ensino Médio ou declaração de matrícula na segunda série do Ensino Médio, dois retratos 3x4 e certificado de reservista ou de alistamento militar para maiores de 18 anos do sexo masculino. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone 0800-0231231 ou pelo endereço www.firjan.org.br/cursostecnicos.

Fonte: http://odia.terra.com.br/

Nenhum comentário: