segunda-feira, maio 23, 2011

Trabalho: Profissional deve investir em cursos complementares e fazer um estágio


Diferenciais como habilidades interpessoais, gestão pessoal e experiência são decisivos para contratação

Houve um tempo na Bahia em que bastava ter um diploma de curso técnico para o profissional abrir muitas portas no mercado de trabalho, garantir uma vaga quase vitalícia e ser pago a peso de ouro. Era o auge do Pólo Petroquímico de Camaçari, quando estudantes da Escola Técnica eram mais do que valorizados e saíam do ensino médio com emprego garantido.

Hoje, apesar do mercado de trabalho ainda precisar muito dos técnicos, alguma coisa mudou nessa relação. Muita gente aposta no curso técnico e se depara com uma realidade inesperada quando bate à porta da empresa atrás de uma vaga.

Diferenciais como habilidades interpessoais, gestão pessoal e experiência são decisivos para contratação

“Passei os últimos dois anos envolvido em cursos de petróleo e gás e de soldagem industrial, justamente porque se falava que eram áreas promissoras. Investi meu dinheiro nos cursos, mas até agora não consegui entrar na área”, reclama Carlos Oliveira, 47 anos, que sempre trabalhou em outras áreas, mas decidiu investir nessa mudança de rumo. “Conheço várias pessoas na mesma situação que eu”, comenta.

“Cada caso é um caso, mas o que percebemos é que não basta apenas ter um diploma. O jovem precisa procurar desde cedo um estágio para aprimorar suas qualificações e complementar sua formação com outros cursos”, alerta Moisés Frutuoso, gerente da unidade central do Sinebahia. De acordo com ele, um fator que contribui para que o profissional se decepcione quando vai enfrentar o mundo do trabalho é justamente não observar a movimentação do mercado. “Alguns setores estão se modificando e o profissional tem que ficar muito atento a essa movimentação”, recomenda.

Diferencial Para melhorar a empregabilidade, Frutuoso orienta que o trabalhador esteja envolvido na sua opção profissional. “Tem que agir de forma paralela e investir principalmente na formação de redes de relacionamento. Saber transitar entre os professores e colegas de outras turmas, pois é dali que pode vir a indicação para uma boa vaga”, ensina.

Para a coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento do Senai Bahia, Rosângela Costa, o profissional que optou pelo curso técnico tem um diferencial bastante favorável e grandes chances de inserção no mercado de trabalho.

“Mesmo assim, eles precisam entender que, além do diploma, têm que desenvolver suas habilidades pessoais, e isso está muito além da formação técnica. Quem vai contratar quer saber, inclusive, se ele está apto a se relacionar bem com o grupo de trabalho”, destaca.

No quesito estágio, Rosângela concorda com a opinião de Frutuoso. “Durante o curso, o aluno não pode perder a oportunidade de estagiar. É no estágio que ele vai vivenciar, de forma prática, o ambiente real daquilo tudo que ele está estudando na teoria. Ele precisa adquirir esta experiência até para facilitar sua contratação depois de concluir o curso”, enfatiza.

Mercado Promissor
A carência de profissionais técnicos é grande no Brasil, tanto que o governo federal quer criar 8 milhões de vagas na educação profissional até o final de 2014, construindo mais de 120 escolas de educação profissional e tecnológica.

Segundo Albertino Nascimento, diretor-geral do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), antiga Escola Técnica, o mercado continua bastante promissor e estimulante para quem tem curso técnico.

“A educação profissional anda casada com o momento econômico, e hoje o Brasil vive uma ótima fase, porém, com um déficit de profissionais em todas as áreas, necessitando de mais técnicos no mercado”, pontua.

Mas essa fartura na oferta de vagas parece não acompanhar todos os setores. Segundo Lucas Pereira, estudante de Edificações do Ifba, estágio e emprego é o que não falta nos murais da instituição para sua área. “Em compensação, tenho alguns amigos que fazem curso de Eletrotécnica e reclamam que raramente aparece oferta de vagas para eles”, comenta.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/

Nenhum comentário: