terça-feira, maio 10, 2011

Extração de petróleo aquece mercado local no RN


O fortalecimento da indústria em Mossoró, segundo João Rodrigues Neto, professor do Departamento de Economia da UFRN, tomou novo impulso a partir de 1970, com a extração de petróleo. Por dia, o município produz cerca de 47 mil barris, extraídos de 3,5 mil poços, mantendo-se como maior produtor terrestre de petróleo do País. Ele relembra, no entanto, que a produção diária tem diminuído. “Essa queda advém de campos já em estado de amadurecimento, perdendo a capacidade de produção em volumes crescentes ou mesmo constantes”, explica.

“A atividade petrolífera provocou um crescimento populacional, do município, aquecendo o mercado local da indústria da construção civil”, complementa João Rodrigues.

O bom desempenho não se deve apenas ao petróleo. Também pode ser atribuído à outras atividades econômicas, como beneficiamento de algodão e da cera de carnaúba e a extração de sal. Além da produção de frutas tropicais para exportação, o município também incentiva o beneficiamento de castanha de caju, segmento onde atuam duas grandes empresas nacionais: USIBRÁS e AFICEL. “Também há possibilidade de expansão de um pólo ceramista no município, que movimentará uma cadeia produtiva, exigindo matérias-primas oriundas de atividades extrativas minerais”, afirma o professor.

Mossoró lidera a lista de 20 municípios com maior potencial mineral do Rio Grande do Norte, segundo levantamento realizado pelo IFRN, com base nos dados do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). São 192 requerimentos de pesquisa e lavra em Mossoró contra 141, em Governador Dix Sept Rosado, segundo colocado. A concentração de minerais em solo mossoroense tem atraído dezenas de investidores. Atualmente, há duas fábricas de cimento em operação no município. A maior delas, administrada pela Cimentos Mizu, pode empregar até 1,5 mil pessoas. Os gestores do município querem transformá-lo num polo cimenteiro. Outra atividade econômica importante é a agroindústria.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário: