Bom dia Leitores,
Hoje na coluna Entendendo a Engenharia de Petróleo, falarei sobre uma área importante e essencial na etapa de perfuração de poços, que é a análise dos perfis da formação.
O Analista de perfis é um profissional formado em geologia, geofísica ou engenharia de petróleo e atua diretamente na descobertas de reservatórios de petróleo.
Na Petrobras o responsável pela avaliação dos perfisa poço aberto são formados, essencialmente, em geologia, enquanto nas empresas prestadoras de serviços, geralmente, pode ser realizado por geólogos e engenheiros.
Esse profissional lida com informações muito valiosas para engenheiros de reservatórios, engenheiros de poços, técnicos de perfuração e técnicos de fluidos de perfuração.
Para compreender como esse profissional atua, é necessário entender o conceito de perfilagem. A perfilagem é realizada com o objetivo principal de fornecer um registro contínuo e confiável das propriedades físicas ao longo do poço, através de equipamentos especiais.
A partir das informações obtidas nesses equipamentos, é possível identificar zonas produtivas, distiguir óleo, água, gás de um reservatório e estimar reservas de hidrocarbonetos.
Engloba as seguintes atividades:
Analisar e interpretar de diversos perfis (Raio Gama, Sônico, Resistividades, Densidade, Porosidade Neutrônica).
Relacionar as respostas dos equipamentos com litologia, presença de hidrocarbonetos.
Determinar as propriedades da formação e relacionar com as informações dos equipamentos.
Definir quais métodos serão utilizados de acordo com as características da formação e da lama de perfuração.
Desenvolver ferramentas para obter informações precisas da formação.
Verificar se as informações obtidas podem ser aplicadas aos poços próximos.
Relacionar as informações dos equipamentos com as informações dos testemunhos de sondagem.
Os primeiros registros de perfilagem de poços foram realizados pelos irmãos Schlumberger que trabalharam em pesquisa geofísica de eletroresistividade de superfície. Atualmente, as maiores empresas de perfilagem são Halliburton, Schlumberger e Baker Hughes.
No Rio de Janeiro a Universag, tem um curso específico para quem está interessado em perfilagem de poços de petróleo.
Clique aqui , para saber mais sobre o curso.
Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário