quarta-feira, maio 18, 2011

Diretor de Abastecimento fala sobre demanda por embarcações


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, participou de almoço-palestra no dia 16 de maio(segunda-feira), no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), no Rio de Janeiro (RJ). O executivo falou sobre o tema "Investimentos na Construção de Estaleiros para Empresas Nacionais e Estrangeiras".

De acordo com dados apresentados pelo diretor, a frota média da Companhia em 2010 era de 190 navios, entre próprios e afretados, além de 240 barcos de apoio e 54 sondas. “O consumo brasileiro está na faixa de 2 milhões de barris por dia. No entanto, nós transportamos 12 milhões de barris todos os dias no Brasil”, destacou.

Ainda segundo Paulo Roberto, a demanda por embarcações vai crescer, já que a Petrobras vai dobrar a produção de petróleo e gás até 2020, atingindo cerca de 4 milhões de barris diários. “Obviamente haverá um reflexo muito grande no transporte marítimo dos produtos”, ressaltou.

Até 2017, há 88 navios a serem entregues através dos programas Promef 1 e 2 e EBN 1 e 2. No entanto, o diretor alertou para a necessidade de novos empreendimentos: “Vamos precisar de mais estaleiros e preços competitivos para ter uma sustentação de longo prazo. Hoje não é possível atender à demanda da Petrobras”. A construção das embarcações nos programas deve gerar mais de 30 mil empregos diretos e indiretos e cerca de 2 mil postos de trabalho durante a vida útil dos navios.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Nenhum comentário: