quarta-feira, maio 11, 2011

Afinal, o que significa sustentabilidade?


O contraponto entre um ecologista pessimista e um desenvolvimentista animado marcou o primeiro debate da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UENF. As duas perspectivas estiveram frente a frente nas falas do professor Arthur Soffiati, militante da causa ambientalista há 30 anos, e do professor Hermano Tavares, um 'desenvolvimentista assumido' há 52 anos. Eles ministraram na noite de 18/10, no Centro de Convenções da UENF, as palestras de abertura da Semana de C&T, organizada pela UENF, UFF e Instituto Federal Fluminense (IFF).

Soffiati já começou sua fala pedindo licença para divergir do entusiasmo com o tema geral da programação - 'Ciência para o desenvolvimento sustentável'. Disse que a noção de 'desenvolvimento' é historicamente recente (cerca de 500 anos) e que a civilização ocidental é a única marcada pela inquietação com o futuro - seja em termos de buscar acumulação, seja em termos de produzir utopias quanto a um mundo melhor.

- A proposta do desenvolvimento sustentável, que surgiu com força de um grupo de pensadores críticos da década de 1970, hoje eu já não sei exatamente o que significa - disse Soffiati, lembrando que o modelo ocidental baseado na exploração ilimitada dos recursos naturais não tem viabilidade.

Já Hermano Tavares recorreu ao bom humor dizendo que até aquele momento era um desenvolvimentista assumido, mas admitindo que a palestra de seu antecessor o teria deixado em dificuldades. Ex-secretário de Educação de Campinas (SP), Hermano apresentou um conjunto de dados sobre a melhoria nos índices de desigualdade do Brasil e lamentou que a educação pública continue fora da prioridade dos políticos.

- Estou na casa de Darcy Ribeiro, e foi ele quem disse uma vez que a crise na educação brasileira não era uma crise, mas um projeto - disse Hermano, defendendo uma prioridade radical a este tema por parte dos próximos governos.

Em Campos, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem atividades programadas conjuntamente pelas três instituições públicas de ensino superior presentes na cidade, UENF, UFF e IFF. Na UENF, a coordenação é da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

Nesta terça, foram apresentados pôsteres da Mostra de Pós-Graduação da UENF e trabalhos orais e em pôster da Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. Centenas de estudantes do ensino básico também visitaram diversas instalações da Universidade.

Pré-sal em debate nesta quarta

A mesa-redonda sobre a exploração de petróleo na camada pré-sal é uma das atrações da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nesta quarta, a partir das 14h, no Centro de Convenções da UENF. O debate é parte da Mostra de Pós-Graduação da UENF.

A mesa terá presença de Aluizio dos Santos Junior, deputado federal eleito; José Alberto Bucheb, gerente de parcerias da Petrobras/E&P-Pré-sal/PAR; Ricardo Defeo de Castro, gerente de Exploração da Petrobras UOBC; Luiz Felipe Muniz, advogado e membro de um grupo de trabalho sobre divulgação do pré-sal vinculado à Petrobras; e Roberto Moraes, professor do IFF e estudioso da questão dos royalties do petróleo.

Também nesta quarta, 20/10, das 14h às 18h, o professor Francisco Gregório Filho, da Secretaria de Educação de Nova Friburgo (RJ), ministra palestra sobre 'o ato de contar histórias', no anfiteatro 2 do Centro de Convenções.

As visitas guiadas de estudantes continuam nesta quarta, das 8h às 17h30, percorrendo vários locais do campus da UENF, como Espaço da Ciência, Casa Ecológica, Centrífuga Geotécnica e Hospital Veterinário. A apresentação do Coral da UENF, inicialmente prevista para o dia da abertura, ocorrerá na quinta-feira, 21/10, às 16h.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UENF

Nenhum comentário: