quarta-feira, março 02, 2011

Processamento químico


Reforma
Algumas vezes, é preciso combinar hidrocarbonetos menores para fazer outros maiores. Este processo é chamado de reforma. O principal processo á a reforma catalítica, que utiliza um catalisador (platina, mistura platina-rênio) para transformar nafta de baixo peso molecular em compostos aromáticos, usados na fabricação de produtos químicos e para misturar na gasolina. Um subproduto importante dessa reação é o gás hidrogênio, usado para o hidrocraqueamento ou vendido.

Alquilação
Às vezes, as estruturas de moléculas em uma fração são rearranjadas para produzir outra. Isso normalmente é feito por meio de um processo chamado alquilação. Na alquilação, compostos de baixo peso molecular, como o propileno e o buteno, são misturados na presença de um catalisador como o ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico (um subproduto da remoção de impureza de muitos produtos do petróleo). Os produtos da alquilação são hidrocarbonetos ricos em octanas, usados em tipos de gasolina para reduzir o poder de detonação.

Tratando e misturando as frações obtidas no refino de petróleo
Frações destiladas e processadas quimicamente são tratadas para que as impurezas como compostos orgânicos contendo enxofre, nitrogênio, oxigênio, água, metais dissolvidos e sais inorgânicos sejam removidas. O tratamento costuma ser feito ao passar as frações pelas seguintes etapas:

· uma coluna de ácido sulfúrico remove hidrocarbonetos insaturados (os que possuem ligações duplas carbono-carbono), compostos de nitrogênio, compostos de oxigênio e sólidos residuais (alcatrão, asfalto)
· uma coluna de absorção preenchida com agentes secantes para remover a água
· tratamento para remover o enxofre e compostos de enxofre

Após o tratamento das frações, elas são resfriadas e misturadas para formar vários produtos, tais como

· gasolina de vários tipos, com ou sem aditivos
· óleos lubrificantes de diferentes pesos moleculares e tipos (por exemplo, 10W-40, 5W-30)
· querosene de vários tipos
· combustível de aviação
· óleo diesel
· óleo combustível
· diferentes tipos de produtos químicos para a produção de plásticos e outros polímeros

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: