terça-feira, março 01, 2011

Mais um teste de longa duração no pré-sal da Bacia de Campos




A Petrobras informa que iniciou o Teste de Longa Duração (TLD) do reservatório de Tracajá, localizado a 124 km da costa do Rio de Janeiro, na área do pré-sal do campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos.

O TLD foi iniciado no poço 6-MLL-70, onde em setembro de 2010 foi encontrado reservatório com petróleo a uma profundidade de 4.442 metros. O poço foi interligado ao navio-plataforma P-53, aproveitando capacidade de processamento e escoamento disponível, com vazão de 23.300 barris por dia.

O objetivo do TLD é obter informações sobre as características do reservatório para a definição do futuro projeto definitivo de desenvolvimento da produção.

O Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) de Tracajá apresentado à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2010, prevê ainda a perfuração de um a dois poços de extensão para delimitação completa da acumulação.

A descoberta de Tracajá faz parte do Programa Planóleo, que busca intensificar os trabalhos de exploração e produção nas áreas próximas a campos que já se encontram em operação, com o objetivo de aproveitar a capacidade das instalações existentes, diminuir custos e agilizar a produção de novos volumes de óleo.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Nenhum comentário: