sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Pré-sal: Como se descobriu?


A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica, mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho.

De uma maneira simplificada, o pré-sal é um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal que se estende nas Bacias de Campos e Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos é de aproximadamente 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. A área de ocorrência conhecida destes reservatórios, segundo a Petrobras (2008), é de 112.000 km² dos quais 41.000 km² (38%) já foram licitados e 71.000 km² (62%) ainda por licitar.

A descoberta do pré-sal foi confirmada pela Petrobras em 2007. Em 2008 a empresa confirmou a descoberta de óleo leve na camada pré-sal.

A Petrobras já possui tecnologia suficiente para extrair o óleo da camada, sendo o objetivo da empresa o desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitem maior rentabilidade, principalmente nas áreas mais profundas.

Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34, e visa calibrar dados e informações que permitam o desenvolvimento de projetos para exploração em larga escala.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: