terça-feira, janeiro 25, 2011

Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro


O Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – está sendo construído numa área de 45 milhões de metros quadrados localizada no município de Itaboraí, com investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões. A implantação do Comperj no Rio de Janeiro estimulará as oportunidades de negócios para diversos setores, consolidará o estado como um grande gerador de negócios na área de petróleo e gás e aumentará a oferta de empregos diretos e indiretos (a estimativa é de criação de 200 mil vagas de trabalho).

O empreendimento terá capacidade para processar 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional e faz parte da carteira de projetos estratégicos da Petrobras e está incluído no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O início de operação do Comperj está previsto para 2012

Em uma mesma planta industrial haverá uma unidade de refino e de primeira geração (Unidade Petroquímica Básica - UPB) para produção de petroquímicos básicos, além de um conjunto de unidades de segunda geração (Unidades Petroquímicas Associadas - UPA’s), que vai transformar estes produtos básicos em produtos petroquímicos. Haverá ainda uma Central de Utilidades (UTIL), responsável pelo fornecimento de água, vapor e energia elétrica necessários para a operação de todo o complexo.

As empresas de terceira geração, que poderão ser atraídas pelo complexo e se instalarem também nos municípios vizinhos e ao longo do Arco Rodoviário, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, serão responsáveis por transformar esses produtos petroquímicos de segunda geração em bens de consumo, tais como: copos e sacos plásticos, componentes para as indústrias montadoras de automóveis e linha branca como eletrodomésticos, entre outros.

A construção do Comperj irá influenciar significativamente o perfil socioeconômico da região de influência do empreendimento, gerando novas oportunidades de negócios em diversas áreas. Os municípios de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis serão influenciados pelo Complexo.

A implantação do Comperj estimulará a instalação, em municípios da área de influência do empreendimento, de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Nenhum comentário: