quinta-feira, agosto 05, 2010

Censo vai usar smartphone LG


O LG GM750 vendido para o Governo: telefonia e 3G bloqueados


SÃO PAULO - Grande parte da população vai se deparar com uma novidade durante as entrevistas para o Censo 2010: o uso de um dispositivo eletrônico que irá substituir as planilhas de papel
Chamados de PDA (Personal Digital Assistant), os aparelhos foram utilizados pela primeira vez na contagem da população e no Censo Agropecuário de 2007. Na ocasião, 70 mil aparelhos foram adquiridos pelo Governo.

Desta vez, 150 mil novos PDAs foram comprados por meio de um pregão digital realizado no site Comprasnet, o portal de compras do Governo.

O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Daruma/LG, que arrecadou 82 milhões de reais com a negociação.

Em troca, o grupo entregou os 150 smartphones modelo LG GM750 com as funções de telefonia e 3G bloqueadas, mas com GPS e Wi-Fi habilitados. Os aparelhos usam o Windows Mobile 6.5 como sistema operacional. Os outros 70 mil rodam o Windows Mobile 5.0.

A coleta das informações junto à população será 100% digital. Para garantir a sua confiabilidade, os dados serão criptografados.

“Com isso, nós esperamos aumentar a segurança das informações, reduzir o tempo das entrevistas e tornar mais fácil o envio e processo dos dados”, diz José Bevilaqua, coordenador de tecnologia do Censo 2010.

No total, 190 mil recenseadores e 30 mil coordenadores irão trabalhar no processo. O Censo 2010 começou no domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. O relatório final será apresentado no dia 27 de novembro.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: