quinta-feira, julho 08, 2010

Na festa ou na cama, é hora de trabalhar


Até nos eventos de diversão as pessoas enviam e-mail de trabalho, diz pesquisa

SÃO PAULO – Pesquisa revela que 33% enviam e-mail de trabalho quando estão em evento de diversão. E 40% dos respondentes na faixa entre 18 e 25 anos enviam e-mails de negócios quando estão na cama.
Conduzido pela IDC, a pedido da Unisys, o estudo investiga o uso de equipamentos e aplicativos pessoais da força de trabalho dentro da empresa e como as corporações estão se preparando para lidar com isso.
O levantamento revelou que as barreiras entre trabalho e vida pessoal estão caindo quando o assunto é tecnologia. Os números do estudo revelam que as pessoas estão utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas em casa e na empresa, para ficarem informados, conectados e produtivos. Segundo a pesquisa, 86% dos trabalhadores entrevistados disseram que checam e-mails quando estão de férias.
Apesar da tendência, há um descompasso entre as expectativas dos trabalhadores e a empresa, que nem sempre dá suporte ao uso dessas ferramentas, conclui o estudo do IDC. O dobro de trabalhadores relatou que usam smartphones, notebooks e aplicativos de terceiros – como sites de redes sociais – em comparação ao relatado pelos executivos de TI das empresas. Os trabalhadores entrevistados deram nota 2.1 (na escala de 0 a 5) para o suporte que suas empresas dão para o uso desses equipamentos e aplicativos/serviços pessoais.
Os funcionários disseram que usam, em média, quatro equipamentos e diversos serviços desenvolvidos por terceiros durante o dia. Porém, menos da metade das empresas oferece acesso dos aplicativos da empresa pelo smartphone.
Mais de 40% dos trabalhadores entrevistados relataram que usam mensageiros instantâneos e mensagens de texto para o trabalho. Um quarto deles disse que usa blogs e comunidades online para as tarefas da empresa. A pesquisa também revelou que 40% das empresas não têm regras para uso de redes sociais pelos funcionários.
Entre os trabalhadores entrevistados, 44% disseram que não podem acessar sites que não sejam relacionados ao seu trabalho e 37% dizem que não podem armazenar dados pessoais nos equipamentos da empresa.
A pesquisa “Consumerização da TI” foi feita em 10 países: EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Brasil, Austrália e Nova Zelândia. Foram entrevistados 2820 trabalhadores

Nenhum comentário: