quinta-feira, julho 08, 2010

Buraco negro forma bolha gigante no espaço


SÃO PAULO – Em uma galáxia muito distante, um buraco-negro estelar libera jatos tão poderosos que formam uma bolha de gás gigantesca no espaço.

Graças às observações do Very Large Telescope, do ESO (European Sothern Observatory) e do telescópio de Raio-X Chandra, da NASA, astrônomos descobriram o mais poderoso par de jatos já vistos em um corpo celeste como este.
Eles possuem até mil anos luz de comprimento, o que os torna duas vezes maiores e milhares de vezes mais poderososs do que qualquer outro conhecido. Para se ter uma ideia do tamanho, se o buraco negro fosse uma bola de futebol, cada jato seu iria da Terra além da órbita de Plutão.
As análises desse buraco negro estelar, também conhecido como microquasar, foram publicadas na Nature. Elas mostram como os jatos formam uma bolha quente de gás que está inflando a uma velocidade incrível: quase um milhão de quilômetros por hora.
Energia e matéria
Os buracos negros em geral são conhecidos por liberarem enormes quantidades de energia quando engolem a matéria. Acreditava-se que a maior parte da energia saia sob forma de radiação, especialmente raios-X. No entanto, essas novas descobertas mostram que ele libera pelo menos a mesma quantidade de energia, ou talvez mais, na forma de jatos de partículas.
Esses jatos rápidos se chocam ao gás interestelar aquecendo-o e causado sua expansão – o que forma uma bolha. Esta contém uma mistura de gás quente e partículas ultra rápidas a diferentes temperaturas.
O buraco-negro em questão, observado pela NASA e pelo ESO, está localizado a 12 milhões de anos-luz, nos arredores da galáxia NGC 7793 (eso0914b). Pelo tamanho e velocidade de expansão da bolha, os astrônomos descobriram que a atividade de seus jatos vem acontecendo há pelo menos 200 mil anos.
A impressionante taxa de expansão (um milhão de quilômetros por hora) foi calculada pela observação dos pontos nos quais os jatos colidiam com o gás interestelar localizado ao redor do buraco negro.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: