quinta-feira, maio 13, 2010

Falso e-mail sobre Win7 instala cavalo de tróia


O BitDefender descobriu neste domingo, 09/05, um novo golpe que envolve indiretamente o Windows 7. E-mail enviado para internautas divulga um software que supostamente checa se o computador do usuário é compatível com o sistema operacional. De acordo com a empresa de segurança, o programa é, na verdade, um cavalo de tróia.

A mensagem enviada aos usuários garante que o software varre o computador para identificar possíveis falhas. "Esse software varre seu PC para identificar possíveis problemas com seu hardware, dispositivos e programas instalados e recomenda o que fazer antes de realizar a atualização", diz o texto do e-mail. Contudo, ao instalar o arquivo o internauta abre as portas do seu computador para o cavalo de tróia que recebe o nome de Trojan.Generic3783603. O programa é o mesmo usado em um falso anúncio de redefinição de senha do Facebook.

Por ser recente, a ameaça ainda não foi considerada generalizada. No entanto, o alto interesse pelo Windows 7 colabora para a divulgação do golpe. Segundo o Bit Defender, a cada hora são recebidos cerca de três relatos de instalação do programa apenas de clientes dos Estados Unidos.

O software dá acesso ao PC, permitindo instalação de keylogger, por exemplo, que pode ser usado para roubo de dados bancários.


Nenhum comentário: