quinta-feira, maio 13, 2010

Lixo eletrônico terá inventário


A partir de agora, todo lixo eletrônico produzido no país terá um inventário. O acordo assinado nesta segunda-feira, 10, pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e o Cempre (Compromisso\ Empresarial para a Reciclagem) tem como objetivo estimular as empresas a recolherem seu lixo eletrônico para a reciclagem.

"Saiu um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) dizendo que o Brasil é o quarto ou quinto país no mundo em número de lixo eletrônico, e nós vamos fazer agora um inventário para saber qual o comportamento do nosso País diante do problema", disse Isabella Teixeira.

Um documento do Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), aponta que o mundo produz, a cada ano, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico e que o Brasil está entre os maiores produtores. Segundo a ministra, a ideia do inventário é dimensionar o tamanho do lixo eletroeletrônico brasileiro e o destino que é dado a ele.

Além do inventário, também foi criado um site para informar o consumidor sobre como deve ser realizada a devolução de seus eletrônicos.

Para estimular os consumidores, o ministério está estudando a adoção de medidas, como a redução de impostos ou a distribuição de cupons de troca por outros produtos.

Atualmente tramita no Senado Federal o projeto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A expectativa é de que ele seja votado e aprovado no fim deste mês e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Nenhum comentário: