quarta-feira, abril 07, 2010

Messenger no celular chega a 2,4 mi de usuários no Brasil

No Brasil, 2,4 milhões de pessoas se comunicam via plataforma Windows Live, da Microsoft, no celular. A companhia avalia parcerias com as operadoras de telefonia móvel para tornar o acesso a esse recurso mais barato, o que deve ocorrer apenas no meio do ano.

"Uma evolução do serviço vai ocorrer na metade de 2010, com o fim da cobrança para o usuário que envia a mensagem por SMS do computador, num modo parecido que já existe na Argentina", explica Renato Citrini, gerente de produtos móveis da Microsoft Brasil. Hoje, o modelo de cobrança requer um cadastro do número do celular do usuário que quer enviar uma mensagem pelo computador para outro que está no celular e, por consequência, a cobrança. "Mas tudo depende de acordo com operadoras", diz o executivo.

De acordo com um estudo da Huawei, em janeiro de 2010, ocorreram 10,5 milhões de acessos via banda larga móvel no Brasil. Desse total, 7,6 milhões são acessos via celular e 2,9 milhões por modems. No caso do Messenger, os 2,4 milhões de acessos incluem via SMS (saindo, então, da conta da Huawei) e clientes para celular ou navegador WAP.

Segundo Citrini, os acessos via programas "alternativos" que reúnem vários mensageiros instantâneos para o celular, como Fring e Nimbuzz, não entram na conta da Microsoft para mobilidade. "Por conta do protocolo usado, eles aparecem como um PC para a gente, não conseguimos somar na conta do celular. Não são serviços legalizados, entretanto", conclui.

No PC, a audiência do Messenger foi de 45 milhões de pessoas em fevereiro. Para o celular, a Microsoft inclui na conta o uso dos demais serviços Live (Messenger, Bing, portal MSN, Spaces e Hotmail).




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/capa/0,,EI4802,00.html

Nenhum comentário: