domingo, janeiro 31, 2010

Software de voz do Nexus One censura palavrões


O sistema de reconhecimento vocal do software do Nexus One, o "PureAPhone", é certamente uma das principais características do aparelho da Google, porém, apresenta um problema: o smartphone censura automaticamente palavras reconhecidas como ofensivas, substituindo-as por caracteres "#".
O site americano The Huffington Post explica que a função serve para os usuários poderem "ditar" suas mensagens de texto, e-mails ou termos de busca, mas esta tecnologia fica bastante limitada com a censura.

O aparelho é tão "pudico" que censura até mesmo a letra "S" soletrada, que tem sonoridade semelhante à pronúncia da palavra "ass" ("bunda", em inglês), conta o site CNET. Esta é uma restrição bastante inconveniente ao "discurso livre", que acaba por dificultar a comunicação.

De acordo com o site TG Daily, um porta-voz da Google conta que o sistema "PureAPhone" do Nexus One filtra conteúdos potencialmente ofensivos ou inadequados para evitar situações constrangedoras, afirmando que o objetivo da empresa é gerar resultados que mostrem exatamente o que foi dito, e garante ainda que a equipe trabalha para aprimorar sua tecnologia e oferecer ao público o que ele precisa.

Ao que parece, o mantra "do no evil" ("não faça o mal", em tradução livre) da empresa está sendo levado muito a sério.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Nenhum comentário: