quarta-feira, dezembro 08, 2010

Telemetria do pulso da lama


Este é o método o mais comum da transmissão de dados usado por ferramentas de MWD (medida ao perfurar). Pode ser dividido em três categorias gerais - positivo pulso, negativo pulso, e onda contínua.

A telemetria da onda contínua emite os dados sensory acumulados pela ferramenta da medida do downhole, sabida como MWD (medida ao perfurar) ou LWD (que registra ao perfurar) ferramenta, perto variações de fase no standpipe do equipamento em um específico sinal análogo arranje em seqüência que pode ser convertido a a digital sinalize pelos processadores que podem medir flutuações na pressão do meio. A telemetria positiva do pulso emite os dados sensory perto aumentos da pressão. O pulso negativo é a mesma transmissão de usar-se codificado dos dados diminuições da pressão.

Tudo digital os dados são dados forma combinando e os zero, sabidos como sistema numeral binário formato. Quando MWD (medida ao perfurar)/LWD (que registra ao perfurar) a ferramenta transmite dados, ele está no formulário do sinal análogo isso emite e zero. Combinando as seqüências dos números em uma palavra, (ou no símbolo, ou o valor ou qualquer outra coisa um computador são programados para procurar), retornos input para a variável que específica o sistema esperava naquele tempo. Continuado descodificação dos dados será conseguido quando os valores do retorno binários combinarem o formato de dados variável previsto da entrada.

Quando underbalanced perfurar é usado, telemetria do pulso da lama pode tornar-se unusable. Isto é porque geralmente a fim reduzir a densidade equivalente da lama perfurando um gás compressível é injetado na lama, dràstica reduzindo sua abilidade de transmitir dados pulsados. Neste caso é necessário usar um outro método diferente do que a telemetria da lama, tal como ondas eletromagnéticas aos sensores encontrados na superfície.

Pulso positivo
As ferramentas positivas do pulso operam-se momentaneamente interferindo (restrição) com o fluxo da lama dentro da tubulação de broca. Isto produz um aumento na pressão que pode ser vista na superfície.
Pulso negativo
As ferramentas negativas do pulso operam-se momentaneamente exalando a lama dentro do drillpipe para fora ao annulus. Isto produz uma diminuição na pressão que pode ser vista na superfície.
Onda contínua
As ferramentas da onda contínua operam-se gerando um tipo onda do sinusoid através da lama dentro da tubulação perfurando. A informação é contida na variação de fase desta onda, e não na amplitude.
Qualquer método é usado, estas pulsos ou ondas são gerados pela ferramenta em testes padrões específicos. Viajam acima da tubulação de broca através da lama perfurando (pasta) e são detectados pelos transdutores de pressão de superfície da lama. Estes sinais são descodificados então por computadores na superfície.

Muitos fatores confinam a velocidade da transmissão de dados das ferramentas de MWD, e o mais melhor método da transmissão de dados é ainda o assunto do debate contínuo entre companhias de serviço competindo do oilfield. Para assegurar o sucesso em todos os ambientes perfurando, cada método deve ser muito flexível e robust. Mesmo ainda, alguns métodos são decidedly melhores servidos para determinadas circunstâncias perfurando, quando alguns forem melhores em outros.

As técnicas atuais da telemetria do pulso da lama podem transmitir dados em uma taxa de ao redor um a dez bocados por o segundo (bit/s). As tentativas de melhorar isto são experimentais.[1]


Telemetria eletrônica do pulso (ferramenta do pulso do EM)
Estas ferramentas introduzem um isolador elétrico no drillstring, e geram então uma diferença da tensão entre a peça superior (o cano principal que drillstring), e a parte do fundo (o bocado de broca, e outras ferramentas situadas abaixo da ferramenta de MWD). Na superfície, um fio é unido ao wellhead, que faz o contato com o drillpipe na superfície, e outro é unido a uma haste dirigida na terra alguma distância ausente. A ferramenta gera então diferenças da tensão entre as seções drillstring no teste padrão muito baixo - de ondas da freqüência (2-12Hz). Os dados são modulados nestas ondas com as alterações da fase, similares à telemetria do pulso da lama da onda contínua. As ondas são detectadas então pelos fios na superfície, e descodificadas por computadores.

Este sistema oferece geralmente as taxas de dados equivalentes a ou mais rapidamente do que sistemas da telemetria do pulso da lama. Além, muitas destas ferramentas são também capazes de receber dados da superfície na mesma maneira, quando as ferramentas pulso-baseadas lama confiarem em mudanças nos parâmetros perfurando, tais como a velocidade de rotação do drillstring ou da taxa de fluxo da lama, emitir a informação da superfície às ferramentas do downhole. Fazer mudanças aos parâmetros perfurando a fim emitir a informação às ferramentas interrompe geralmente o processo perfurando, causando tempo perdido.

Comparado à telemetria do pulso da lama, a telemetria eletrônica do pulso é mais eficaz em determinada situação especializada, como underbalanced perfurar ou ao usar o ar como o líquido perfurando. Entretanto, cai geralmente brevemente quando perfurar poços excepcionalmente profundos, e o sinal pode perder a força ràpidamente em algumas formações, tornando-se undetectable somente em alguns mil pés da profundidade. Como com os vários tipos de telemetria do pulso da lama, a escolha a mais apropriada depende das circunstâncias perfurando.

Fonte: http://www.worldlingo.com

Nenhum comentário: