quarta-feira, dezembro 08, 2010

Informação direcional




As ferramentas de MWD são geralmente capazes de fazer exame de exames direcionais em real - tempo. Os usos da ferramenta acelerómetros e magnetômetros para medir inclinação e azimuth do wellbore nessa posição, e dos eles transmita então essa informação à superfície. Com uma série dos exames em intervalos apropriados (em qualquer lugar de cada 30ft (IE 10m) a cada 500 ft), a posição do wellbore pode ser calculada.

As ferramentas de MWD são partes extremamente complexas de eletrônica do tech elevado.

Por se, esta informação permite que os operadores provem que seu poço não se cruza nas áreas que não são autorizados perfurar. Entretanto, devido ao custo de sistemas de MWD, não são usados geralmente nos poços pretendidos ser verticais. Instead, os poços são examinados após perfurar com o uso das ferramentas examinando de Multishot abaixadas no drillstring no slickline ou wireline.

O uso preliminar de exames real-time está dentro Perfurar direcional. Para que o perfurador direcional dirija bem para uma zona do alvo, deve saber aonde o poço está indo, e o que os efeitos de seus esforços do steering são.

As ferramentas de MWD também fornecem geralmente medidas do toolface ao dae (dispositivo automático de entrada) nos motores usando-se perfurando direcionais da lama do downhole com os submarinos curvados ou as carcaças curvadas. Para mais informação no uso de medidas do toolface, veja Perfurar direcional.


Informação perfurando dos mecânicos
As ferramentas de MWD podem também fornecer a informação sobre as circunstâncias no bocado de broca. Isto pode incluir:

Velocidade rotatória do drillstring
Lisura dessa rotação
Tipo e severidade de algum downhole da vibração
Temperatura de Downhole
Torque e peso no bocado, medido perto do bocado de broca
Volume de fluxo da lama
O uso desta informação pode permitir que o operador perfure o poço mais eficientemente, e assegurar esse a ferramenta de MWD e todo o outro downhole dirige, como os motores da lama, Sistemas Steerable giratórios, e LWD as ferramentas, não falham. Esta informação pode também dar Geólogos responsável para a informação boa sobre a formação que está sendo perfurada. As tecnologias do Wireline em Houston Texas são o líder de indústria nas peças de recolocação.


Propriedades da formação
Muitas ferramentas de MWD, no seus próprios, ou conjuntamente com separado Registrar ao perfurar as ferramentas, podem fazer exame de medidas de propriedades da formação. Na superfície, estas medidas são montadas em um registro, similar a um obtido perto registrar do wireline.

As ferramentas de LWD podem medir um suite de características geological including- a densidade, a porosidade, o resistivity, o pseudo-compasso de calibre, a inclinação no bocado de broca (ABI), o resonance magnético e a pressão da formação.

A ferramenta de MWD permite que estas medidas sejam feitas exame e avaliadas quando o poço for perfurado. Isto faz possível executar Geosteering, ou Perfurar direcional baseado em propriedades medidas da formação, melhor que simplesmente em perfurar no pré-ajuste o alvo.

A maioria de ferramentas de MWD contêm um interno Raio Gamma sensor para medir natural Raio Gamma valores. Isto é porque estes sensores são compactos, baratos, de confiança, e podem fazer exame de medidas através dos colares de broca unmodified. Outras medidas requerem frequentemente separado Registrar ao perfurar ferramentas, que se comunicam com o downhole das ferramentas de MWD através dos fios internos.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: