sexta-feira, dezembro 17, 2010

Perfuração (poço de óleo)


Este artigo é sobre perfurações em um poço do óleo ou de gás. Para perfurações no papel e na película, veja Perfuração.
A perfuração no contexto de poços de óleo, consulta a um furo perfurado no embalagem ou forro do poço de óleo para conectá-lo ao reservatório. No furo encaixotado conclusões, o poço será perfurado para baixo após a seção da formação desejada para a produção e terá a embalagem ou um funcionamento do forro em separar a formação do furo bom. O estágio final da conclusão envolverá funcionar em perfurar os injetores, uma corda de cargas dadas forma, para baixo à profundidade desejada e a atear-lhes fogo para perfurar a embalagem ou o forro. Um injetor perfurando típico pode carregar muitas dúzias das cargas.

Geralmente, os injetores da perfuração são funcionados sobre E-linha porque é tradicional usar sinais elétricos da superfície atear fogo aos injetores. Em poços mais altamente deviated, tubulação coiled pode ser usado. Umas tecnologias mais novas permitem que os injetores sejam funcionados sobre slickline. Nenhuma comunicação com a superfície é possível com slickline. Instead, um mecanismo no injetor arma as cargas em cima de alcançar algumas temperatura e pressão. Um temporizador atear-lhes-á fogo então depois de um intervalo do jogo.

O benefício desta estratégia é um negócio mais grande do controle do poço. Encaixotar o fundo do furo reserva bem para ser terminado sem ter que preocupar-se sobre líquidos do reservatório. Permite também a seleção precisa de onde na formação a produção estará e selam fora das perfurações, que são já não úteis ou counterproductive, com cementing ou escarranchar.

A desvantagem é que perfurar pode conduzir da “aos danos pele”, onde os restos das perfurações podem hinder a produtividade do poço. A fim mitigate isto, perfurando é feito geralmente underbalanced (pressão mais baixa no furo bom do que na formação) como a vontade mais elevada da pressão da formação causou um surge dos líquidos no bem no ponto de perfurar, esperançosamente carregando os restos com ele. Outros métodos do stimulation tais como fraturar acidising e proppant são requeridos frequentemente para superar estes danos e para trazer o poço até seu potencial cheio.

Encaixotar e perfurar porque um método da conclusão é lugar comum hoje em dia, though em algum unconsolidated as formações, prone à produção da areia ( BP Harding como um exemplo), as conclusões abertas do furo, usando somente sandscreens, podem ser a escolha preferida.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: