quinta-feira, dezembro 23, 2010

PERFILAGEM ELÉTRICA


A grande contribuição dos processos elétricos para a exploração de petróleo foi concebida pelo francês Conrad Schlumberger, que começou a trabalhar com Eletro-Resistividade em 1912, sendo um dos pioneiros desse método. Para obter dados acurados das resistividades das diferentes rochas, Shlumberger fez medições em galerias de minas e, em seguida, em poços profundos. Em 1927, ao medir as resistividades das rochas em poço para petróleo na Alsácia francesa, verificou que o método era extremamente eficiente na definição das camadas penetradas, permitindo a obtenção de perfis litológicos acurados que complementavam a simples amostragem do poço. Nascia a técnica da Perfilagem Elétrica de Poços.
A Perfilagem Elétrica foi utilizada extensivamente, pela primeira vez, na área de Baku, na antiga URSS, em 1928, e logo em seguida, na região do Lago Maracaibo, Venezuela. As primeiras perfilagens feitas nos Estados Unidos não foram bem sucedidas. Somente em 1932 voltou a ser utilizada na Califórnia e, no ano seguinte, no Texas, com grande sucesso. Daí em diante, tornou-se indispensável nos trabalhos de exploração para petróleo.
A tecnologia de Perfilagem Elétrica foi uma das maiores contribuições da Geofísica para a exploração de petróleo, permitindo a correlação dos poços com grande acuidade e definindo as zonas portadoras de hidrocarbonetos, evitando a necessidade de constantes testemunhagens (coleta de uma amostra da rocha inteira, não triturada), que encareciam, sobremaneira, os poços. A evolução dos métodos de perfilagem ultrapassou a utilização exclusiva da eletricidade, e a medição de outras propriedades físicas, como a radioatividade e a propagação do som, foi introduzida com sucesso nos poços para petróleo.
Graças ao método descoberto por Schlumberger puderam ser obtidos valores de saturação de óleo ou de água, porosidade e permeabilidade relativa das rochas etc. que permitiram a identificação das potenciais zonas produtoras, sem a necessidade de exaustivos e caros testes de formação, em que o poço é posto em produção temporária, causando desperdício de tempo e de dinheiro. A partir da perfilagem de poços na década de 30, a indústria de petróleo sofreu um enorme impulso, sendo uma das causas do predomínio das grandes companhias de petróleo em detrimento do pequeno explorador independente que, geralmente, não podia utilizá-la devido ao custo elevado.

Fonte: http://www.braintecnologia.com.br/

Nenhum comentário: