quinta-feira, dezembro 30, 2010

CLASSIFICAÇÃO DAS SONDAS:


A depender do modo de transmissão e geração de energia, para os equipamentos, as Sondas de Perfuração podem ser classificadas em:

a) Sondas Mecânicas;
b) Sondas Diesel Elétricas;
c) Sondas Hidráulicas

a) Sondas Mecânicas:

Nas Sondas Mecânicas, a energia gerada pelo motores diesel, é levada a uma transmissão principal chamada “Compound”, através de acoplamentos hidráulicos, (conversores de torque), e embreagens,
O compound é formado de eixos, rodas dentadas e correntes, que distribuem a energia a todo sistema da Sonda.
As embreagens permitem que os motores sejam acoplados ou desacoplados do compound, proporcionando assim, maior eficiência na utilização dos motores diesel.

b) Sonda Diesel Elétrica:

As Sondas Diesel Elétricas, são geralmente do tipo AC/DC, no qual a geração é feita através de corrente alternada e a utilização é em corrente contínua.
Motores Diesel e Turbinas à Gás, acionam geradores de corrente alternada que alimentam um barramento trifásico, de 600 volts. Esse barramento também pode receber energia da rede pública.
Os equipamentos auxiliares da Sonda ou plataforma, iluminação e hotelaria, que utilizam corrente alternada, recebem energia após passar por um transformador.
Existe uma tendência a aumentar o uso desse tipo de Sonda no futuro.

c) Sondas Hidráulicas

As Sondas Hidráulicas apresentam bastante eficácia, porém, dependem do perfeito funcionamento de um sistema um tanto complexo, centralizado numa unidade de força hidráulica, denominada de “Power Pack”, responsável pelo funcionamento de todo sistema de movimentação e segurança da Sonda.
Essas Sondas são dotadas de capacidades de cargas bastante elevadas, tornando-se eficientes em trabalhos de perfuração, produção e operações especiais.
As Sondas de Produção Hidráulicas, (SPH’s), tem desenvolvido trabalhos na área de Workover com bastante eficiência, devido a sua versatilidade.

Fonte: Curso Téc. em Petróleo e Gás

Nenhum comentário: