quarta-feira, outubro 27, 2010

Petrobras programa mais 6 mil vagas


Quem sonha em ingressar na Petrobrás, a maior estatal brasileira, pode começar a estudar, porque a programação atual da empresa é admitir mais 6 mil funcionários nas mais diversas áreas, até 2013. Segundo o gerente de Gestão do Efetivo da empresa, Lairton Correa, os levantamentos para o próximo concurso já estão em andamento. "Estamos estudando um segundo concurso para 2010. Estou recebendo as demandas das mais diversas áreas e, assim que as tivermos, vamos avaliar se soltamos o edital até dezembro ou no primeiro semestre de 2010", anuncia.
Apesar do gerente não poder especificar os cargos, geralmente as oportunidades da estatal são para os níveis médio, médio/técnico e superior. Já a remuneração mínima garantida pela empresa é de R$1.647,19 para os níveis médio e médio/técnico e de R$5.685,07 para graduados. A empresa costuma contratar profissionais juniores, que são capacitados nas unidades onde atuarão ou na Universidade Petrobrás. Atualmente, a estatal conta com 56.207 funcionários efetivos, sem contar as subsidiárias.

FOLHA DIRIGIDA - Nos dois últimos concursos, a Petrobrás limitou o cadastro de reserva a cinco vezes o número de aprovados por vaga, para dar agilidade às convocações e aos novos concursos. Isso está acontecendo?
Lairton Corrêa - Estamos agilizando o ingresso das pessoas aprovadas em processos seletivos, o que torna viável e possível logo em seguida abrirmos um novo processo. Fizemos um em 2009, quando adotamos essa política e, em seguida, em 2010, divulgamos outro. Estamos estudando um segundo concurso para 2010. Estou recebendo as demandas das mais diversas áreas e, assim que as tivermos, avaliaremos se soltamos o edital até dezembro ou no primeiro semestre de 2010.

A Petrobrás não tem o costume de publicar editais durante o período eleitoral. Então, este ano será diferente?
Essa é uma questão de prática nossa, porque não há impedimento legal nenhum para isso. Dadas as necessidades atuais da companhia, e pela velocidade de investimentos, a empresa precisa responder às necessidades de pessoal. Temos cadastros limitados e temos a ideia de soltar o novo processo para admissão no primeiro semestre de 2011.

A estatal tem mantido a política de ampliação do número de efetivos?
Temos a meta de chegar a 64.605 empregados efetivos em 2013. E para atingí-la teremos de fazer concursos e selecionar candidatos no mercado para atender toda essa demanda. Este ano já admitimos cerca de 2 mil pessoas, temos uma série de pessoas prontas, participando de etapas de análise biopscicossocial, e teremos admissões em outubro, novembro e dezembro. Temos uma previsão de admitir mais mil ainda este ano. Assim, temos 6 mil em novos concursos até 2013.

Que orientações dá aos milhares de candidatos que desejam iniciar carreira na Petrobrás?
A recomendação é estudar, porque esse é um processo seletivo competitivo, e temos em média 100 candidatos por vaga, o que torna o processo difícil. Também é importante ler o edital e ter tranquilidade no dia da prova.

Fonte: http://www।qgdopetroleo.com/

Nenhum comentário: